Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) "Assistência Pré-Natal" é um conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais destinados a proteger o binômio feto/mãe durante a gravidez, parto e puerpério, tendo como principal finalidade a diminuição da mortalidade materna e peri-natal. O Pré-Natal serve, portanto, para verificar e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal.
A ultra-sonografia, nesse contexto, é extremamente importante para avaliar a idade gestacional, e alguns problemas com o bebê ou com a mãe, tais como má-formaçâo, descolamento placentário, gravidez nas trompas, entre outros.
Consciente dessa necessidade e da demanda do bairro do Benedito Bentes, a Casa Maternal Denilma Bulhões está disponibilizando o serviço de ultra-sonografia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Maceió.
Duas médicas especializadas realizam o serviço, nas terças e sextas-feiras, a partir das 13h, e nas quintas-feiras, a partir das 7h. São, aproximadamente, 240 ultra-sons mensais. “Estamos esperando a nomeação de mais duas médicas concursadas para que possamos duplicar esses números. A nossa meta é atingir a média de 500 exames/mês”, explica Arnaldo de Araújo, assessor da administração da Casa Maternal.
Esse tipo de exame também é importante para a prevenção da saúde da mulher. A ultra-sonografia pélvica, por exemplo, é um método simples e de baixo custo para visualizar os órgãos pélvicos femininos, sobretudo o útero e os ovários. Nela é possível avaliar as dimensões uterina e ovariana e detectar a presença de tumores e cistos. “Muitos tipos de cânceres podem ser tratados com eficiência, se descobertos na fase inicial. Por isso a importância da prevenção para a saúde da mulher. A ultra-sonografia é uma importante aliada para o desenvolvimento dessa cultura de prevenção”, ressalta o secretário municipal de Saúde João Macário.