Os procuradores que compõem a Coordenação Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) elegeram metas de atuação até 2007, em todas as regionais. A prioridade é proteger a saúde do trabalhador rural no que se refere ao uso de agrotóxico.
As metas foram eleitas durante a reunião da Codemat, ocorrida semana passada, em Brasília. Para cumprir e acompanhar a meta prioritária, que é atuar contra o uso indevido do agrotóxico, foi designada uma comissão composta por três procuradores do Trabalho: Rodrigo Rphael de Alencar, da Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região (PRT 19/AL); Ileana Neiva Mousinho, da PRT do Rio Grande do Norte; e Eliney Bezerra Veloso, procuradora-chefe da PRT do Mato Grosso.
Além da prioridade nacional, também foi escolhida uma supra-regional que diz respeito à atuação para avaliar as condições de trabalho rural no setor sucroalcooleiro. “É supra-regional porque a comissão vai atuar nos estados onde haja atividade canavieira”, explicou o procurador Rodrigo Raphael de Alencar, das PRT de Alagoas, que foi eleito presidente dessa comissão.