Cyridião Durval enfrenta mais uma fuga e familiares denunciam espancamento

Alagoas24horasPresídios registram fugas

Presídios registram fugas

O Presídio Cyridião Durval volta a registrar mais uma fuga em massa. Segundo informações agora oficiais, nove reeducandos fugiram do módulo G2 da unidade do sistema prisional alagoano.

Dos nove fugitivos, três já foram recapturados e encaminhados à Delegacia de Plantão II, localizada no Salvador Lyra, para serem autuados em flagrante, inclusive por porte ilegal de arma de fogo, uma vez que um dos acusados possuía um revólver.

A fuga ocorreu no início da manhã de hoje quando os nove presos serraram duas grades de cela do módulo G2 e tiveram acesso a parte externa da unidade prisional pelo telhado. O secretário de Ressocialização, tenente-coronel Aurélio Rosendo, informou que houve troca de tiros entre os reeducandos e a guarda do Sistema Prisional.

Esta é a segunda fuga do presídio Cyridião Durval em menos de uma semana. No último sábado, dez presos tentaram fugir, sendo seis deles recapturados.

O Sistema Prisional vem passando por uma crise que teve início na semana passada com a rebelião no presídio Baldomero Cavalcanti que durou mais de 74 horas e teve como reféns cinco integrantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). A rebelião resultou na assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta onde as reivindicações dos presos foram atendidas, entre elas a saída da direção da unidade e a retirada do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) das revistas de rotina nos módulos.

Desencontro de informações

O secretário de Ressocialização, coronel Aurélio Rosendo, e o diretor do Desipe, Cícero Correia, chegaram agora há pouco ao Cyridião Durval e não forneceram informações à imprensa ou aos familiares dos reeducandos que estão na porta do presídio.

Segundo estes mesmos familiares, vários reeducandos estão feridos após terem sofrido sessões de espancamento, inclusive resultando na morte de um deles no último domingo.

O preso, natural de Água Preta, foi identificado como José Ivaldo da Silva, 32 anos, e teria havido um erro no seu laudo cadavérico por parte do IML, uma vez que o mesmo atestava morte natural.

Identificação

A Secretaria de Ressocialização, por meio de sua assessoria, informou o nome dos reeducandos que participaram da fuga no Presídio Cyridião Durval. São eles: Adriano dos Santos Oliveira (vulgo Caetano), Luciano Francisco dos Santos, Mariano Vieira, Rafael Silva Santos (vulgo Rafa), Williams Barbosa Santos e Edílson José da Silva.

Três reeducandos foram recapturados e encaminhados ao 10º Distrito Policial para serem autuados em flagrante; Alexandre Ferreira da Silva, Caubi Silva da Paz e José Cícero Albuquerque dos Santos.

Durante a fuga, Paulo Geovânio Miguel dos Anjos, que é primo de Caetano, foi preso acusado de facilitar a fuga dos reeducando, levando uma moto para as proximidades do presídio.

Atualizada às 11h56.

Veja Mais

Deixe um comentário