A luta da diretoria do CRB, pelo apoio de políticos e a interferência do representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Nordeste, o alagoano José Sebastião Bastos, o Bastinhos, tem um único objetivo: fazer com que o Galo não perca o direito de jogar, em Maceió, as quatro partidas marcadas para o Rei Pelé.
Pelo regulamento a possibilidade de o CRB perder o mando de campo para todos os jogos é real. A situação se agrava porque o time é reincidente; no jogo contra a Portuguesa um torcedor invadiu o gramado, de forma pacífica, apenas para festejar o gol ao lado do goleiro Fabiano e o CRB acabou perdendo o mando de campo, jogando em Arapiraca, onde venceu o Paysandu por 2 x 1.
Situação complicada
Desta vez, já como reincidente, a penalidade deve ser exemplar. Primeiro porque, outra vez, houve invasão e o torcedor Jayran da Silva Seara, após agredir o árbitro verbalmente, foi impedido de outra ação graças à interferência dos policiais.
Para piorar a situação, o dirigente/colaborador Gustavo Feijó, também agrediu, de forma verbal, o árbitro baiano Jailson Macedo de Freitas, que fez um relato preocupante na súmula do jogo.
Veja abaixo o que está na súmula
SEGURANÇA E POLICIAMENTO:
Bom;
Obs: em decorrência do acontecido após o encerramento da partida o quarteto de arbitragem foi escoltado até o hotel por uma viatura da PM/AL.
CONDUTA DOS DIRIGENTES E FUNCIONÁRIOS:
“Péssima, por parte do dirigente do CRB, Gustavo Feijó, que após o encerramento da partida invadiu o campo de jogo e proferiu as seguintes palavras do quarteto: ‘Seus filhos da puta; ladrões safados; seus cornos; vieram encomendados para roubar o CRB’; quase chegando às vias de fato com o árbitro reserva, sendo o mesmo contido pelo policiamento”.
CONDUTA DO PÚBLICO:
“Péssima, por parte do torcedor Jayran da Silva Seara, que invadiu o gramado de jogo após os 48min do segundo tempo, quando vindo em minha direção foi contido pelos policiais; o invasor veio do local reservado a torcida do CRB”.
Por causa das citações o CRB pode ser punido com a perda de mando de campo pelo menos com dois jogos. A súmula será encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Penas possíveis
O regulamento da competição é claro e o CRB corre o risco de perder todos os mandos de campo (4) nesta Série B.
A missão, agora, é tentar mobilizar o apoio político e a influência de Bastinhos na CBF, para que a pena seja a mínima ou nenhuma, ainda que essa possibilidade seja remota, em face ao que está na súmula e de algumas declarações de Gustavo Feijó, que também se indispôs com Hércules Martins, o 4° árbitro da partida com o Sport.
Próximos jogos do CRB
Coritiba x CRB – 13/10 – Couto Pereira (Curitiba)
América-RN x CRB – 21/10 – Machadão (Natal)
CRB x Ceará – 28/10 – Rei Pelé
CRB x Paulista – 31/10 – Rei Pelé
Marília x CRB – 4/11 – Bento de Abreu (Marília – SP)
Santo André x CRB – 7/11 – Bruno Daniel – (Santo André – SP)
CRB x Ituano – 11/11 – Rei Pelé
Avaí x CRB – 18/11 – Ressacada (Florianópoles)
CRB x Remo – 25/11 – Rei Pelé