A assessoria de imprensa do Banco do Nordeste considerou "infelizes" as críticas feitas pelo senador Tasso Jereissati ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e ao Banco do Nordeste, durante evento de campanha do candidato do PSDB à Presidência da República em Fortaleza.
Segundo a Agência Nordeste, Tasso afirmou que "o Banco do Nordeste através do Pronaf B está praticando um crime (…) O nordestino está pegando mil reais do Banco do Nordeste sem precisar comprovar que é agricultor para devolver setecentos reais daqui a dois anos. Pega o dinheiro e vai na loja comprar eletrodoméstico ou moto para o neto".
Em resposta aos ataques do senador, a assessoria de imprensa do BNB afirma que "as declarações revelam um infeliz estado de nervosismo e destempero do senador da República. O BNB lamenta ainda que o nome da empresa seja envolvido indevidamente na disputa eleitoral em curso. O senador cearense, ao atacar o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), demonstra total desconhecimento dos êxitos alcançados pelo Programa.
Nos últimos quatro anos, o BNB, através do Pronaf, já forneceu crédito para mais de um milhão e cem mil agricultores familiares nordestinos. As ações do Pronaf têm contribuído para a fixação do homem no campo, dando-lhe condições de trabalhar a terra e produzir alimentos. O Programa tem sido de grande importância para a melhoria dos indicadores sociais da Região, promovendo a distribuição de renda e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, o Pronaf tem sido operacionalizado pelo BNB, em parceria com governos estaduais, prefeituras municipais, empresas de assistência técnica e sindicatos rurais, com amplo reconhecimento de sua eficácia pelos trabalhadores rurais da Região. Portanto, ilude-se quem não percebe a participação da sociedade civil nesse processo".
Estratégia do Pronaf
O banco é o agente financeiro da Região Nordeste que mais atende o agricultor familiar, sendo responsável pela inclusão bancária de 1.176.140 clientes do Pronaf de janeiro de 2003 a agosto de 2006. O período corresponde à atual gestão do Banco, que comemora o recorde inédito na história da instituição.
Esse recorde se deve a uma estratégia de atuação para o atendimento específico ao agricultor familiar. O trabalho dos Agentes de Desenvolvimento, que promovem a estruturação da economia local, é parte dessa estratégia. Outro fator são as agências itinerantes, que permitem que o agricultor familiar seja atendido em sua própria comunidade. Além das linhas de crédito do Pronaf, o Banco do Nordeste oferece conta-corrente simplificada e poupança aos agricultores familiares.
A partir de 2005, o BNB implantou nova metodologia para atender e contratar as operações de crédito com os clientes do Pronaf – Grupo B, através do programa Agroamigo, que é operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania, o qual disponibiliza assessores de crédito rural que se deslocam até o estabelecimento rural do cliente para elaborar as propostas de crédito simplificadas e prestar orientações.