A Companhia Energética de Alagoas – Ceal superou a meta de instalação de energia elétrica do Programa Luz Para Todos. Um acordo fechado para os anos de 2004, 2005 e 2006 com o Ministério de Minas e Energia, a ANEEL, o Governo de Alagoas e a CEAL determinou a meta de 30 mil ligações em domicílios rurais que não têm energia elétrica. A CEAL, antes do prazo final, não só cumpriu como ultrapassou as intenções, ou seja, até 30 de setembro, fez 30.770 ligações em 93 das 102 cidades do estado de Alagoas, quando o prazo era de cumprir esse número até 31 de dezembro deste ano.
Segundo o coordenador do projeto, Vladimir de Abreu, a meta do triênio é dividida entre o Estado e a CEAL. Para a Companhia de Energia seria de 26.430 ligações até o final de 2006, número que foi atingido antes de agosto deste ano, quando foram executadas 28.557 ligações. De acordo com o coorde nador do Luz Para Toos, “é a empresa com o melhor desempenho no Programa em todo País”. “A CEAL superou todas as outras, se destacando com os melhores resultados antes de acabar o prazo para a execução das ligações”, ressalta Vladimir.
O objetivo principal do Luz Para Todos é levar possibilidade de desenvolvimento para as populações rurais mais carentes, que não têm acesso à informação, oferecendo todos os benefícios que a energia elétrica proporciona. “As comunidades que recebem energia são normalmente de difícil acesso, além de distantes e dispersas, o que complica ainda mais a instalação de redes”, explica Vladimir, ressaltando que nada disso interfere na distribuição de instalação de redes de energia.
A Ceal reconhece que a instalação de energia em comunidades afastadas de centros de produção tem importância vital para os moradores. Além de melhorar a produção agrícola por conta da possibilidade de mecanização dos processos, a energia também oferece conforto, segurança, além de proporcionar o contato dos moradores com o mundo.
Vladimir de Abreu informa que a televisão é o primeiro eletrodoméstico comprado por quem recebe energia em casa. O Programa Luz Para Todos já deixa instaladas três lâmpadas e duas tomadas em todos os domicílios.
“É emocionante ver a energia chegar a lugares de tão difícil acesso, a felicidade das pessoas que recebem energia é algo incomparável. Até o jeito de falar e o vocabulário deles mudam o contato com o mundo através da televisão tem o poder de transformar”, declara Vladimir de Abreu.