"A paz duradoura não pode ser alcançada a menos que grandes grupos da população encontrem meios de sair da pobreza. O microcrédito é um desses meios. O desenvolvimento a partir de baixo também serve para avançar a democracia e os direitos humanos". Com esse anúncio, o Comitê Norueguês da Fundação Nobel justificou a concessão do Prêmio Nobel da Paz ao economista Muhammad Yunus, idealizador do programa de microcrédito, há 30 anos. No mês em que o microcrédito foi reconhecido com um Nobel da Paz, o Crediamigo do BNB faz um balanço de sua atuação enquanto instrumento de política para redução da pobreza no Brasil.
Inspirado na experiência criada por Yunus, o Crediamigo se configura hoje como o maior programa de microcrédito produtivo orientado do País, superando a marca dos 2,98 milhões de empréstimos no apoio a microempreendedores do Nordeste, Norte de Minas e Norte do Espírito Santo. Atuando desde abril de 1998, o Crediamigo desembolsou mais de R$ 2,5 billhões até setembro. Do total de empréstimos liberados, cerca de 1,81 bilhão (71,51%) foram realizados após 2003.
Instrumento de redução de desigualdades sociais, o Crediamigo vem contribuindo para o fortalecimento da cidadania (pelo acesso ao crédito, assessoria empresarial e outros serviços financeiros), promoção da inserção socioeconômica (através das redes solidárias e da inclusão no processo produtivo), geração de emprego e renda, expansão dos meios de produção e melhoria da qualidade de vida dos microempreendedores nordestinos.
Empréstimos
Com índice de inadimplência em torno de 0,83%, a carteira de clientes ativos do Programa contabiliza hoje 219.397 clientes, no valor de R$ 143,5 milhões. Cerca de 62% desse total são mulheres.
Para 2006, o Crediamigo prevê um crescimento médio de 19% da carteira de clientes em relação a 2005, totalizando 232.298 clientes e promovendo o crescimento do desembolso acumulado para R$ 2.736,7 milhões.
"Seguimos ainda com a expectativa de fechar 2006 com um incremento de 36.920 clientes, atingindo 11,5% do mercado elegível na Região, totalizando 232.298 clientes ativos. Esse será o maior incremento desde a implantação do Programa", destaca o gerente do Ambiente de Microfinanças do BNB, Marcelo Azevedo.
Cobertura
O programa atende a mais de 1.200 municípios dentro da área de atuação do Banco (Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo), por meio de uma estrutura que dispõe ao cliente 170 agências e 23 postos de atendimento.
Até 2007, o Crediamigo tem disponível para emprestar US$ 40 milhões do Banco Mundial, e outros recursos captados no mercado financeiro, com base na Resolução 3.310 do Banco Central, de 11/08/2005, pela qual o BC dispõe sobre a realização de operações de microfinanças destinadas à população de baixa renda com recursos do compulsório.
Há duas modalidades de crédito no Crediamigo: para capital de giro e para investimento fixo (que compreende financiamento de pequenas reformas e para aquisição de máquinas e equipamentos).
Além do crédito, o programa oferta orientação empresarial, realizada através dos assessores de crédito que prestam sistematicamente acompanhamento aos empreendedores de pequenos negócios. Também recentemente o BNB firmou parceria com o Sebrae e o Instituto Nordeste Cidadania, visando oferecer capacitação gerencial para os seus clientes em sala de aula.
Crediamigo Comunidade
Possui 5.061 clientes ativos, tendo desembolsado R$ 2.571 mil, na posição de 30 de setembro. O produto foi lançado como piloto no Ceará, em 2005, tendo a parceria da Acción International, e hoje já atua nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia. Com o novo produto, o Crediamigo deve consolidar a participação planejada de 13% do mercado elegível de microfinanças na região até o final de 2007.
Metodologia
A iniciativa segue a metodologia dos Bancos Comunitários ou Village Banking, na qual são formados "bancos nas comunidades", constituídos de 15 a 30 pessoas que tenham ou queiram iniciar um negócio. Os próprios integrantes se responsabilizam por gerir o negócio e tomar decisões tais como: quem participa do banco, valor do crédito a ser concedido, controle de recebimentos e pagamentos das parcelas do crédito, e cobrança das parcelas em atraso.
"Essa autogestão revela-se como forte elemento de empoderamento da comunidade envolvida. Esse poder é consolidado com a integração do crédito concedido pelo Crediamigo e a formação da poupança familiar, sendo este último o novo e importante diferencial do produto", explica o superintendente de Microfinanças e Programas Especiais do BNB, Stélio Gama.
Por meio da orientação empresarial prestada pelos assessores de crédito, os integrantes dos bancos são conduzidos a investir o crédito em atividades produtivas e a formar a poupança familiar, bem como discutir questões de interesse da comunidade, conferindo ao produto um forte conteúdo econômico e social.
Aceitação
O desempenho promissor do Crediamigo Comunidade mostrou a aceitação do produto, como também a necessidade de expandi-lo às demais regionais, o que ocorrerá até junho do próximo ano. "Assim, o Programa amplia sua participação no mercado de operações de microfinanças, inserindo as camadas mais carentes da população no sistema bancário, fortalecendo sobremaneira seu papel de principal indutor do desenvolvimento regional", finaliza Stélio.