O governador eleito Teotônio Vilela Filho (PSDB) se reuniu agora há pouco com os 38 prefeitos que o apoiaram durante a campanha eleitoral para o Governo do Estado.
Segundo Téo Vilela, a reunião foi um momento de confraternização entre os alidos, que foram fiéis nos momentos mais difíceis da campanha rumo ao Palácio do Governo. Téo disse estar agradecido aos prefeitos da base aliada- que inicialmente eram 45 e passaram a 38- que segundo ele receberam propostas, mas se mantiveram firmes junto ao candidato tucano em Alagoas.
Além dos prefeitos- capitaneados pela presidente da AMA, Rosinana Beltrão, o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) e o senador Renan Calheiros (PMDB) estiveram presentes ao auditório do Hotel Ponta Verde para debater as prioridades dos municípios.
Na pauta, os temas recorrentes foram o endividamento dos municípios junto ao Estado e à União, investimentos, Canal do Sertão, além de apoio para a campanha presidencial.
A presidente da AMA, Rosiana Beltrão- que deve anunciar até o mês de novembro o partido ao qual se filiará (PMDB, PSB e PT a cortejam) destacou a intenção do governador Luís Abílio em repassar os recursos do ICMS aos municípios até o fim do ano- o Estado deve aproximadamente R$ 13 milhões aos municípios.
Já o deputado federal Givaldo Carimbão avaliou a conjuntura política com a qual o governador eleito vai se deparar quando assumir o governo do Estado, em janeiro de 2007.
Carimbão disse acreditar que o fato do governador eleito apoiar o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) não cria mal-estar entre Téo o candidato do PT-numa eventual vitória de Lula nas eleições de 29 de outubro- uma vez que na avaliação de Carimbão, “se Téo anunciasse apoio a Lula neste momento seria uma traição”.
Outro tema abordado pelo parlamentar foi a expectativa de alocação de verbas para o Estado pela bancado alagoana, que gira em torno de R$ 150 milhões.
A agenda do governo eleito segue com um reunião com os prefeitos dos municípios alagoanos, ainda na manhã de hoje, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no bairro do Farol.