Maceió sediará no próximo dia 20, sexta-feira, o VI Simpósio Nacional e o V Encontro Alagoano da Micro e Pequena Empresa. O evento será realizado pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas – Fampec, no Centro de Convenções, em Jaraguá, e abordará o tema “A revolução dos pequenos negócios no Brasil”.
Voltado para micro e pequenos empresários e profissionais afins, o encontro contará também com a participação de líderes locais do segmento e também de todo o país. Sediado pela segunda vez na capital alagoana, esse ano o evento pretende reunir 1.500 empreendedores. Só do Banco do Cidadão, que é um dos parceiros na realização do evento, deverão participar em torno de 200 empreendedores financiados pela instituição.
“Nós sabemos que a globalização desperta o sentimento de individualidade, mas essa visão não cabe no mundo empresarial. O Sebrae Nacional, através de pesquisa, mostrou que 49.6% das empresas fecham as portas antes mesmo de completarem dois anos de vida e um dos principais motivos desse número alarmante é a falta de preparo de seus gestores”, argumenta o presidente da Fampec, Cícero Berto.
Ele entende que diante dessa realidade “é preciso mudar”. Ressalta que a Fampec promove o encontro visando “ampliar os horizontes dos micro e pequenos empresários através da capacitação, atualização das novas tecnologias e motivação para superar as dificuldades e fazer acontecer, objetivando o sucesso de seus gestores, contribuindo para a modificação dessa estatística”.
Quanto ao simpósio nacional, Cícero Berto diz que o mesmo está sendo aguardado com grande expectativa em Alagoas. “É uma excelente oportunidade para maior integração entre os empresários, pois somente assim os pequenos negócios serão capazes de revolucionar o país, como propõe o tema principal. Fortalecer o segmento, estimular o desenvolvimento econômico e social, discutir questões inerentes ao papel das micro e pequenas empresas na economia nacional é o caminho”, assinala ele.