Conselho avalia projeto de transformação da Funesa em universidade estadual

Técnicos da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação (CEE) estarão reunidos, na tarde desta terça-feira, em Arapiraca, durante reunião plenária do órgão, a fim de avaliar o projeto de transformação da Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa) na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

A assembléia terá início às 14 horas, no auditório da instituição pública de ensino superior. Na oportunidade, serão avaliadas as ações de reestruturação no corpo docente e das propostas curriculares, bem como os projetos nas áreas da pesquisa e de extensão, além da avaliação do mestrado na Funesa.

A expectativa da comunidade acadêmica é de que o projeto seja homologado na reunião, para, em seguida, o documento seguir para apreciação do governador Luís Abílio, que encaminhará o projeto para votação na Assembléia Legislativa Estadual (ALE).

Fundada no ano de 1970, com o nome de Fundação Educacional do Agreste Alagoano (Funec), a instituição de ensino superior foi estadualizada em 1990. Hoje, a Funesa conta com cerca de três mil alunos e um corpo docente formado por cerca de 200 professores – a maior parte com títulos de mestres e doutores.

Atualmente, a fundação universitária passa por um processo de expansão, com a oferta de 12 cursos de nível superior, nas cidades de Arapiraca (sede), Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares e São Miguel dos Campos. A Funesa é ligada à Secretaria Coordenadora de Desenvolvimento Humano e mantém em atividade, por meio de parceria firmada com 49 prefeituras, o Programa Especial Para Graduação de Professores (PGP), com a qualificação em nível superior de 3.793 educadores que atuam em sala de aula e não possuíam a graduação na área de magistério superior.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário