A Receita Federal informou que deixou de depositar ontem a restituição de 105 mil contribuintes que haviam sido incluídos erroneamente no quinto lote do Impostos de Renda Pessoa Física 2006 (ano-base 2005), liberado neste mês.
Para saber se foi "excluído" do lote, o contribuinte pode fazer uma nova consulta ao site da Receita ou tirar um extrato no banco onde possui conta.
Ao contrário do que chegou a ser informado, o dinheiro das 105 mil restituições só será depositado na conta desses contribuintes juntamente com o sexto lote do IR, em 16 de novembro.
"A Receita lamenta o transtorno e esclarece que o problema ocorreu devido à falha operacional do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável pelo processamento das declarações", afirmou a Receita em nota.
No último dia 6, a Receita liberou a consulta das restituições do quinto lote e, por erro, incluiu 1,435 milhão de restituições. Informações incorretas permaneceram no site da Receita para consulta de contribuintes até o dia 10, quando foram feitas as correções.
Ontem a Receita depositou apenas o dinheiro referente às restituições de 1,330 milhão de contribuintes. Apenas hoje o órgão informou que 105 mil contribuintes haviam sido excluídos do lote.
As restituições depositadas ontem tiveram correção de 6,95% referente à Selic acumulada de maio a setembro mais 1% de outubro. A Receita afirmou que os juros pagos a quem receber o dinheiro só em novembro terão correção adicional e corresponderão à Selic de maio a outubro mais 1% de novembro.
A última vez que a Receita teve problemas com as restituições do IR foi em 2003. Em dezembro daquele ano, o último lote foi dividido em dois: 600 mil contribuintes receberam quase R$ 500 milhões no dia 15 e 1,2 milhão tiveram restituído R$ 1 bilhão no dia 30. Na época, a Receita responsabilizou o Tesouro pelo erro.