Alagoas adere ao sistema nacional de infrações de trânsito

Os motoristas de fora que cometem infrações em Alagoas, ou de Alagoas que cometem infrações em outros estados não ficarão mais impunes.

A partir desta quinta-feira, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) passa a fazer parte do sistema de Registro Nacional de Infrações (Renainf), implantado pelo Ministério das Cidades por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Renainf é um sistema que permite aos Detrans integrados aplicar multas a partir de placas de veículos cadastrados em qualquer uma das 27 unidades da Federação e também enviar para o prontuário do condutor responsável pela infração a pontuação de penalidade equivalente à multa aplicada.

O sistema opera normalmentente, mesmo que a placa do veiculo multado não pertença a um Detran integrado, nesse caso ela ficará registrado no sistema e quando o estado se integra o motorista receberá a notíficação de penalidade.

De acordo com Niedon Vasconcelos, Chefe de Serviço de Intermediação do Renainf, do Detran/AL, o sistema prevê ainda que as infrações cometidas por motoristas nos estados integrados resultem em pontos na carteira nacional de habilitação, procedimento previsto no Código de Trânsito. Ou seja, os motoristas terão os pontos relativos à infração incluídos no cadastro.

"A principal meta do Renainf é acabar com a impunidade de motoristas que cometem infrações fora do seu Estado de origem. A partir de agora, onde quer que as multas tenham sido registradas (nos estados conveniados) chegarão a casa dos alagoanos ou dos motoristas em visita à Alagoas", esclarece o tenente coronel João Marinho, diretor-geral do Detran.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário