Presidente da Funai não deixa cargo e índios organizam bloqueio de rodovia

Alagoas24horasÍndios ocupam Funai por tempo indeterminado

Índios ocupam Funai por tempo indeterminado

Os índios que ocupam desde segunda-feira o prédio da Funai no Centro de Maceió decidiram manter a ocupação por tempo indeterminado e programar um bloqueio na BR 101, na divisa de Alagoas e Sergipe, em protesto a não saída do atual presidente da Funai no Estado, José Heleno.

Em entrevista hoje pela manhã na Rádio Gazeta AM, José Heleno afirmou que teria ido à Brasília para entregar o cargo atendendo a reivindicação dos indígenas, mas teria mudado de idéia uma vez que, segundo ele, as tribos estariam sendo desestabilizadas por uma pessoa que não é indígena e estaria infiltrada no povo dele para instigar sua saída.

O representante da Funai em Alagoas citou o nome de Emílio Coria como sendo o articulador de sua saída e afirmou ainda que na próxima segunda-feira retorna a Alagoas para retomar as negociações com as tribos que continuam ocupando a sede do órgão.

“Eu tenho o direito de representar meu povo nas discussões uma vez que sou casado com uma índia. Meu intuito não é articular ninguém e sim representar me povo e defender seus direitos. Eu tenho o apoio deles e vice-versa. O problema é que o José Heleno não quer reconhecer seu erro como administrador e agora não quer mais cumprir com sua palavra que era de deixar a presidência da Funai”, explicou Emílio Coria, uma das lideranças do movimento.

Emílio explicou ainda que devido à decisão de José Heleno em não deixar a Funai, hoje a noite outras tribos indígenas estarão migrando para a BR 101, na divisa de Alagoas e Sergipe, para bloquear a rodovia e assim pressionar o Governo Federal na retirada de Heleno da representação estadual.

“Não temos nada contra a pessoa de Heleno. Queremos apenas uma pessoa que lute pelos nossos direitos. As quatro lideranças mantém a posição unidas até o final”, completou Emílio.

Veja Mais

Deixe um comentário