Esta semana será importante para os jovens que pretendem debater as questões ambientais do século XXI. Em Maceió, acontece o I Encontro da Juventude pelo Meio Ambiente de Alagoas, que será realizado de 25 a 27 de outubro, no Centro de Convenções, em Jaraguá.
O encontro é promovido pelo Coletivo Jovem de Alagoas, em parceria com o Instituto Lagoa Viva, e a abertura será na quarta-feira, a partir das 8h.
O encontro, que tem como objetivo promover e ampliar a participação dos jovens nas questões ambientais, contará com aproximadamente 100 jovens com idades entre 15 e 29 anos, que estão envolvidos em projetos ambientais ou possuem afinidade com a temática.
Na programação do encontro estão previstas palestras, debates, oficinas, apresentações culturais, estudo de meio, etc. O professor da UFAL, Lindemberg Medeiros dará inicio as atividades com a palestra “A juventude frente às questões ambientais no século XXI”.
Como o evento será paralelo ao V Congresso Estadual de Educação Ambiental do programa Lagoa Viva, os jovens terão a oportunidade de participar das Conferências promovidas pelo Congresso como a palestra do Genebaldo freire Dias, Magnólio e Mauro Guimarães.
Coletivo Jovem de Meio Ambiente
Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, comumente chamados de CJs, são grupos informais que reúnem jovens representantes ou não de organizações e movimentos de juventude que têm como objetivo envolver-se com a temática ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.
Esses coletivos são como redes locais, para articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas, que apontem para sociedades mais justas e equitativas.
Os CJs permanecem ativos e atuantes desde sua formação em 2003, envolvendo-se em ações e projetos de Educação Ambiental locais, estaduais e nacionais. São parceiros do Programa "Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas" e participam das Comissões Organizadoras Estaduais (COEs) atuando na organização da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em todo o país. Os Cjs têm o reconhecimento institucional do Governo Federal, por meio do MMA e do MEC.
Em Alagoas, o CJ conta com a participação de aproximadamente 20 jovens, possuindo integrantes de OGS, Universidades, estudantes, etc. Mais sete coletivos no interior estão em fase de implantação. O grupo conta com o apoio do MEC, MMA, UFAL, Secretaria Executiva de Educação – SEE, IBAMA e Instituto Lagoa Viva.