Problemas internos, desavenças no elenco, cobrança da torcida e zona do rebaixamento. Situações vividas constantemente por equipes em má fase, como o Corinthians, que, pelo menos até a próxima rodada do Campeonato Brasileiro, deve ficar livre dessa dura rotina.
Tudo porque a vitória por 1 a 0 diante do Cruzeiro, obtida neste domingo, no estádio do Pacaembu, encerrou uma série de quatro derrotas seguidas da equipe e, principalmente, fez com que ela deixasse o grupo de equipes que disputarão a Série B no próximo ano –agora, o Corinthians tem 35 pontos, dois a mais do que a Ponte Preta, que está na zona de rebaixamento.
O bom resultado obtido hoje aconteceu após o técnico Emerson Leão levar os seus jogadores para um retiro de seis dias em uma estância na pequena Jarinu, a 70 km da capital, cidade que se gaba pela qualidade de seu clima. À base de muitos treinos e conversas, o treinador buscou criar um novo ambiente na equipe.
Se o "exílio" representará uma mudança real na situação do time no Nacional-06 ainda não se sabe. Porém, na partida deste domingo, os jogadores da equipe paulista mostraram um futebol bem diferente do apresentado nas últimas rodadas.
Precisando da vitória para deixar o grupo do descenso e amenizar o clima tenso que ronda o clube, o Corinthians iniciou a partida mostrando muita vontade e movimentação. Marcando a saída de bola cruzeirense, a equipe ficava a maioria do tempo em seu campo de ataque.
Graças a essa pressão, o grupo de Leão criou uma boa oportunidade aos 10min, quando Rosinei ficou livre na frente do goleiro Fábio, mas errou ao tentar driblar o adversário.
Dez minutos depois, Amoroso perdeu um gol incrível, quando Renato fez boa jogada pela direita e bateu forte para o meio da área. Livre e sem goleiro pela frente, o ex-atacante do Milan alcançou a bola, mas chutou para fora.
Mesmo sem apresentar um bom futebol, o Cruzeiro esteve próximo de abrir o marcador aos 30min, quando Wagner aproveitou espaço nas costas de Rosinei bater cruzado à esquerda de Marcelo.
Logo após o susto, o Corinthians conseguiu encontrar o gol em avanço de César. O lateral-esquerdo cruzou na primeira trave para Amoroso, que com um leve desvio deixou a bola para Renato vencer Fábio e marcar.
Mesmo sem Amoroso, que não voltou para o segundo tempo devido a uma contusão, o time corintiano iniciou bem a etapa final. Logo aos 4min, Rafael Moura driblou o goleiro cruzeirense e rolou para trás. Ramón aproveitou o passe e chutou na defesa adversária.
Após a chance desperdiçada, a equipe de Leão diminuiu o seu ritmo e adotou uma postura mais conservadora e cautelosa. Esperando o Cruzeiro atacar para recuperar a bola e partir em velocidade, o time parou de criar oportunidades de marcar.
Nesta quarta-feira, o Corinthians põe à prova o seu início de reabilitação no clássico contra o Palmeiras, no estádio do Morumbi. No sábado, o Cruzeiro enfrenta o Goiás, fora de casa.