BNB mostra facilidades do crédito

O Banco do Nordeste vai apresentar sua estratégia de apoio às pequenas e microempresas durante o XIII Seminário Internacional Cilea – Comitê de Integração Latino Europa América, que reunirá em Fortaleza especialistas brasileiros e de várias outras partes do mundo para discutir as regras e modelos de gestão e tributação de pequenas e médias empresas.

Segundo o representante do BNB no evento, Henrique Tinoco, o BNB pretende encerrar o ano de 2006 com R$ 400 milhões aplicados no segmento de micro e pequenas empresas do Nordeste, utilizando nessas operações recursos do FNE e de outras fontes, em condições altamente vantajosas de prazo e encargos.

Dentre as principais ações facilitadoras do crédito para as micro e pequenas empresas no BNB, destaca-se a criação de um gerente de negócios específico para atendimento a este público (gerente da Carteira MPE), a simplificação dos planos de negócios para financiamentos até R$ 50 mil (único formulário de 01 folha), exigência de garantias compatíveis com este público, além de custos de suas linhas de investimento e capital de giro em patamares diferenciados no mercado de atuação.

O seminário, que começa dia 29, é focado no tema central “Gestão Corporativa e a Política Tributária no Desenvolvimento Globalizado das Pequenas e Médias Empresas (PMES)”. Conforme o presidente mundial do Cilea, que também é Secretário da Fazenda do Ceará, José Maria Mendes, essa preocupação deve-se à velocidade com que os modelos de negócios se modificam e se disseminam no mundo globalizado, “o que tem exigido dos profissionais que se encontram à frente das gestões das empresas uma constante vigilância e habilidades para acompanhar essa modificações”.

O Cilea é responsável pelo agrupamento de organismos que representam as profissões liberais independentes em Ciências Econômicas e Contábeis de países de língua latina. Segundo seu presidente, o seminário constitui oportunidade para favorecer a troca de experiências entre vários países, empresários, agentes econômicos e técnicos ligados a essas profissões, de maneira a criar cultura empresarial para enfrentar adequadamente o mercado globalizado que caracteriza o mundo dos negócios neste milênio.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial do evento ocorrerá às 19h do dia 29, no Barbra’s Buffet Cambeba, com a participação do governador Lúcio Alcântara, e em seguida haverá exposição do vice-presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Luiz Otávio Gomes.

Na segunda e terça-feiras, com início às 8h30min, os trabalhos terão lugar no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, iniciando-se com o painel “Experiências e Resultados Alcançados pelas Instituições de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que tem como apresentador o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Francisco Régis Cavalcante Dias, e como debatedores representantes da França, Itália e Portugal. Ainda na manhã do dia 30, será realizado o painel “Políticas de Facilitação de Créditos para o Desenvolvimento das PMEs”, tendo como apresentadores José Carlos Soares, do Banco do Brasil, e Henrique Jorge Tinoco de Aguiar, do Banco do Nordeste, e como debatedores representantes do Chile e Bolívia e do Sebrae-Nacional (Brasil).

A programação inclui ainda painel sobre “a importância do contador como instrumento de gestão para as PMEs” e duas mesas redondas, sobre “Auditoria: credibilidade das informações para os usuários” e “Experiências Européias e Americanas sobre normas tributárias para as PMEs”.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário