Enigmas do vôo macabro da GOL

Os controladores de vôo que estavam de serviço no dia 29 de setembro, na Torre de Brasília, não foram depor no inquérito que apura a causa do acidente com o Legacy e o Boeing da GOL, que colidiram no ar, matando 155 pessoas.

Os advogados deles apresentaram atestado médico que alega estarem os controladores sob tratamento psiquiátrico. Vamos repetir a notícia: os controladores de vôo estão sob tratamento psiquiátrico, depois do acidente.

E como estão os familiares das vítimas? Ah, isto ninguém noticiou. Caros internautas, tem algo de estranho no ar. Literalmente. A reação dos controladores, amparando-se num atestado médico para não ir depor, torna tudo muito nebuloso.

Será que a causa do acidente foi falha humana? Será que autorizaram o Legacy a voar na mesma rota – e em sentido contrário – do Boeing? Será que o tráfego aéreo brasileiro não é tão seguro como se afirmava?

Há outras reações estranhas que alimentam as especulações, principalmente quando se assiste essa “reformulação do tráfego aéreo” que estabelece medidas antes não observadas – agora os jatinhos particulares têm horário especial de vôo; as rotas de vôos para o Nordeste foram refeitas e o tempo entre as decolagens foi aumentado.

Tudo isto depois do acidente com o avião da GOL, o que leva à conclusão de que o sistema não operava antes com eficiência e segurança – senão, teria sido mantido.

As autoridades também estão retardando as provas contidas na caixa preta, sob a alegação de que só deve liberá-las com autorização da Justiça – que só pode decidir se for provocada e ninguém tomou tal providência.

Para engrossar o caldo das dúvidas, os pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino estão implorando para serem ouvidos no inquérito e ninguém os ouvem. O que eles querem dizer talvez já se saiba – ninguém se arrisca no ar; se o Legacy entrou na rota do Boeing da GOL é porque alguém deve ter mesmo autorizado.

Por que os controladores de vôo estão sob cuidados psiquiátrico? Eles perderam algum parente no acidente ou conhecem quem falhou?

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário