O governador Luis Abílio fará uma visita técnica, na próxima segunda-feira, à plataforma P-50 da Petrobras, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O intuito é conhecer a tecnologia brasileira na exploração de petróleo em águas profundas, a mais avançada do mundo. A comitiva alagoana embarca de helicóptero às 8 horas do Rio de Janeiro e chega à plataforma no campo de Albacora às 9h40.
O coordenador de convênios do IMA/Petrobras, Afrânio Menezes, que integra a comitiva, diz que a visita será iniciada com a apresentação de como se opera uma plataforma submarina, em que será exibido um vídeo sobre a exploração marinha. “Em seguida percorreremos as instalações da plataforma para conhecer todo o processo, desde a extração do petróleo até a transferência do produto para a refinaria”, acrescenta.
Antes da volta ao Rio de Janeiro, está prevista uma palestra. Na terça-feira pela manhã, a comitiva faz uma visita técnica ao Centro de Pesquisa de Petróleo da Petrobras, localizado na Ilha do Governador. Afrânio Menezes informa que o centro tem capacidade para, a partir de uma mostra de petróleo, detalhar de que parte do mundo o produto foi retirado, ou seja detecta uma espécie de ‘DNA’.
Além do governador Luis Abílio e de Afrânio Menezes, a comitiva é formada pelo secretário executivo de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais, Ronaldo Lopes; o presidente do IMA, Ricardo César Oliveira e o gerente de unidade da Petrobras em Alagoas, Samuel Guimarães. Eles serão recepcionados pelo diretor de Operações da Petrobras, Guilherme Estrela, e pelo gerente da empresa no Rio de Janeiro, Huascar Padilha.