Derrubando cercas, produzindo vidas! Esse é o tema da 19ª Romaria da Terra, que acontecerá amanhã, 04.11.06, no município de Maragogi. O evento é uma realização da Comissão Pastoral da Terra, com o apoio da Arquidiocese de Maceió e paróquias da Diocese de Penedo e Diocese de Palmeira dos Índios – uma contribuição da Igreja no fortalecimento da organização camponesa e na celebração de suas conquistas.
A programação tem início com a chegada dos romeiros, às 20h, no assentamento Itabaiana, ponto de concentração. No local será exibido o documentário Malditas sejam todas as cercas, produzido pela CPT em 2005, na oportunidade do seu aniversário de 30 anos. Seguindo a preparação para a caminhada de doze quilômetros, Pe. Leslie Pasquim, pároco de Ibateguara e São Sebastião presidirá a celebração da santa missa, com o auxílio de outros integrantes do clero alagoano. Até o local de chegada da romaria, em frente à COOPEAGRO, serão três paradas para a reflexão de temas ligados à luta pela reforma agrária e à espiritualidade do povo camponês.
A CPT estima a participação de aproximadamente dez mil pessoas oriundas da Mata Norte, Litoral Norte, Agreste e Sertão do Estado, além de romeiros vindos de Palmares (PE) e regiões circunvizinhas. A participação de pessoas das populações urbanas junto aos camponeses emprega um caráter de heterogeneidade, reforçado pela união de diferentes credos.
De acordo com a coordenadora da CPT, irmã Cícera Menezes,O ecumenismo é a grande marca das romarias da terra. " O espírito da caminhada vem da prática pedagógica de Jesus, no respeito às diferenças, no acolhimento de todos os filhos de Deus”, ressalta
“A romaria da terra não se resume à celebração e ritual de caminhada. A maioria das comunidades vem de um processo de preparação, através da realização de encontros e celebrações onde puderam fortalecer o espírito para uma melhor participação”, completa Cícera.
A escolha do local teve como fundamento o grande número de conflitos agrários da região norte, especialmente no município de Maragogi, com o crescente número de ocupações de terra e áreas de assentamento.
Programação:
Dia 04.11.2006
20h – Chegada dos romeiros e romeiras
21h – Exibição do filme sobre os 30 anos da CPT
21h30 – Celebração da Santa Missa
23h – Saída da Romaria da Terra – Assentamento Dandara
Dia 05.11.2006
00h30 – 1ª parada
Tema – Cercas: divisão que escraviza
Local – Comunidade Ponte do Mangue
01h30 – 2ª parada
Tema – A luta campesina: produzindo vidas
Local – Comunidade Barra Grande
02h30 – 3ª parada e envio dos romeiros e romeiras
Tema – Derrubando cercas, produzindo vidas: missão do cristão
Local – COOPEAGRO