Farmácia do Pam Salgadinho recebe medicamentos

Com um estoque de 86 tipos de medicamentos, entre básicos e de uso contínuo para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, a Farmácia do PAM Salgadinho foi abastecida na última segunda-feira (30), com um total de 4 mil comprimidos de Trileptal (oxcarbazepina), usado no tratamento de epilepsia grave, garantindo aos usuários cadastrados no Programa de Neurologia daquela unidade, mais um mês de tratamento.

A informação é do coordenador da farmácia do PAM Salgadinho, farmacêutico Eli Carlos Nunes. Segundo ele, com a chegada desse medicamento a situação dos pacientes cadastrados no programa se normalizou, e uma nova remessa deverá chegar no prazo de 10 dias.

"A oxcarbazepina é uma medicação de alto custo, Maceió é a única capital do País que cobre esse programa, que hoje conta com um total de 245 pacientes inscritos, entre adultos e crianças", informou Eli Carlos. Antônio Barbosa dos Santos, 52, residente no Feitosa, estava pegando o medicamento para o neto de 11 anos. "Eu venho pegar esse remédio todo mês para meu neto que chega a ter três crises por dia. Não sei o que seria se com o salário que ganho tivesse que comprar; era comer ou morrer", disse.

Os medicamentos disponíveis na farmácia do posto tratam 80% das doenças de maior incidência no Estado – aquelas tratadas em consultórios e ambulatórios, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Composta por uma equipe de 11 profissionais, sendo quatro farmacêuticos e sete atendentes, a farmácia do PAM Salgadinho atende a cerca de 700 pessoas por dia, realizando um trabalho essencial para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário