Nos próximos dias 10 e 11 de novembro, o Pontal da Barra vai receber diversas atrações culturais e esportivas. É o Festival Ecovela Braskem, que este ano está na sua quarta edição. O evento, promovido pela Braskem e Instituto Lagoa Viva, conta com o apoio da Associação de Moradores do Pontal da Barra (Amapo), Federação Alagoana de Pescadores, Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado.
A abertura será na sexta-feira, com apresentações da banda de flauta doce Claves de Som, do humorista Marlon Rossi e da banda Danados do Forró. No sábado, haverá atrações folclóricas, desfile de filé, gincana ecológica e regata de canoas, que terá a participação de 175 embarcações dos municípios do complexo estuarino-lagunar Mundaú/Manguaba e do Baixo São Francisco.
A regata tem mobilizado os pescadores de tal forma que este ano foram realizadas sete eliminatórias em diversos municípios alagoanos. O barco de duas velas, de Piaçabuçu, será uma atração à parte no festival. Já a gincana ecológica, que também tem o objetivo de despertar as comunidades ribeirinhas para a importância de preservar o rico ecossistema das lagoas, a cada ano surpreende.
A tarefa das equipes é recolher o lixo depositado no fundo da Lagoa Mundaú. No ano passado, em menos de duas horas, foram recolhidos onze toneladas de entulhos, entre televisores, geladeiras, pneus, colchões, entre outros. No sábado, a animação musical ficará por conta da Banda Solução, cujos integrantes são moradores do Pontal da Barra.