O domingo de sol é um convite à praia, mas a ocupação da orla por cadeiras vazias e guarda-sóis à espera dos banhistas têm causado reclamações, principalmente dos turistas que visitam Maceió.
Para regularizar o espaço público da praia, a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) cadastrou os ambulantes e determinou que eles só montassem cadeiras e guarda-sóis quando solicitado pelos banhistas.
“Eles podem ficar na praia, mas só não poderão usar os bancos públicos ou ainda armar as mesas à espera dos clientes. Isso foi uma determinação da SMCCU e agora estamos fiscalizando a medida”, disse um dos fiscais.
A fiscalização, que tem a participação de cerca de 20 fiscais, começou na praia da Ponta Verde e deve se estender por toda a orla de Maceió. Também participam da ação equipes da Guarda Municipal.
Para o ambulante Valdemir Nascimento, que há 14 anos vende bebidas e lanches na orla, a ação da SMCCU vai fazer com que aumente o número de turistas nas praias, além de regularizar o mercado na orla.
“Tem ambulante que não está vendendo conforme a permissão que está no crachá. Isso acaba tirando o mercado de outros, por isso, tem que haver fiscalização”, reivindicou.
Como conseqüência da medida, é possível notar a praia menos ocupada e os banhistas possuem mais facilidade para aproveitar o dia de sol.