A Secretaria Executiva de Turismo(Setur) dará início em breve ao processo de inventariação de 11 municípios turísticos alagoanos, envolvendo professores e estudantes-pesquisadores de seis instituições de ensino superior, parceiras do projeto. Os dados levantados serão enviados ao Ministério do Turismo para a inserção no Sistema de Informações Turísticas do Programa de Regionalização do Turismo-Roteiros do Brasil.
A inventariação no Estado de Alagoas será realizada por meio de uma ação conjunta das Câmaras Temáticas de Regionalização e Qualificação Profissional, coordenadas pela técnica da Setur, Marilda Bengo e professor Francisco Bahia, respectivamente. As referidas câmaras estão inseridas no Fórum Estadual de Turismo.
O objetivo da inventariação é levantar, identificar, registrar os atrativos e serviços turísticos e a infra-estrutura de apoio ao turismo existentes nos municípios, servindo como instrumento-base de informações para fins de planejamento. Os municípios que serão inventariados inicialmente serão, Maceió, Maragogi, Porto de Pedras, Jequiá da Praia, Barra de São Miguel, Coruripe, Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D´Água do Casado, Piranhas e Arapiraca.
Apresentação
Entre os dias 30 e 31 de outubro, a Setur, em parceria com o Ministério do Turismo, realizou o encontro de apresentação do projeto Inventário da Oferta Turística, no auditório do Palácio República dos Palmares, com a participação de conselheiros do Fórum Estadual de Turismo, dirigentes municipais de Turismo, associações e entidades de classe, instituições de ensino superior(coordenadores e professores), técnicos do órgão estadual de Turismo, da Semptur e demais parceiros.
Para esse encontro, em Maceió, vieram o técnico Cristiano Borges, da equipe da coordenação do Programa de Regionalização do MTur; a professora Adriana Pisoni, da Unifra em Santa Maria, Rio Grande do Sul, e Fernando Sobrinho, da UPIS, de Brasília.