O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente em Alagoas (Ibama) realiza hoje a reunião do Fórum de Revitalização do rio São Francisco, no auditório da Federação Alagoana das Indústrias.
O encontro reúne cerca de 40 instituições ligadas ao processo de revitalização do rio e autoridades nacionais, como o coordenador do Programa de Revitalização do São Francisco, Maurício Laxe.
De acordo com os organizadores, a proposta do encontro é apresentar o balanço das ações do Programa no Estado e algumas ações realizadas por parceiros locais.
Uma das ações é um programa de educação ambiental, que começa em Piaçabuçu, a partir de amanhã. O programa está formando conselheiros, que atuarão como disseminadores de ações que ajudem o meio ambiente.
Outra ação é realizada em Penedo, onde comunidades ribeirinhas estão recebendo o saneamento básico e programas de educação ambiental.
Revitalização
O Programa de Revitalização do rio São Francisco tem como objetivo recuperar, conservar e preservar a Bacia do rio São Francisco, que abrange seis estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e o Distrito Federal, e conta com uma população de 14 milhões de habitantes.