Apesar do anúncio do cancelamento do evento, que foi divulgado pela prefeitura de Maceió na manhã de hoje, uma reunião entre o Comando da Polícia Militar e empresários – ocorrida nesta tarde – com o Ministério Público, discutia questões ligadas à segurança do Maceió Light, confirmado para o próximo final de semana.
De acordo com a promotora Denise Guimarães, a reunião pretendia traçar diretrizes com relação à segurança do Maceió Light, que está marcado para acontecer no dia 18 de novembro. A estratégia de segurança para a primeira edição do evento foi firmada através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), onde os organizadores, junto aos órgãos de segurança, se comprometeram a preservar a integridade dos participantes.
Serão montadas, no decorrer do percurso, guaritas da Polícia Militar possibilitando que os policiais tenham uma melhor visibilidade dos foliões, a entrada de policiais fardados para coibir os delitos causados internamente, além de policiais disfarçados – vestidos com abadás – a fim de coibir o uso de drogas dentro do bloco.
O coronel Dário César, da Polícia Militar, afirma que a corporação está fazendo o seu papel de fazer a segurança dos participantes do evento. “Contamos com mais de mil policiais, além de ter montado uma estratégia para um evento de grande porte. Como este é um evento aberto teremos o cuidado de fazer com que o mínimo de delitos aconteça”, afirma.
Neste ano, a festa vai começar mais cedo, às 16h, por isso, o evento será aberto para adolescentes. “O Maceió Light veio com a versão sem arquibancadas e camarotes. Será somente o trio elétrico e o pessoal seguindo o carro”, explicou a promotora.
Segundo o presidente da Liga dos Blocos, Augusto Marques, o bloco Caveira, Eu e Você com Timbalada, foi cancelado e haverá apenas a saída do bloco Nana Banana com a banda Chiclete com Banana. A expectativa é que cerca de três mil foliões participem do evento.
Prefeitura
Representantes do Trade Turístico do Estado estiveram reunidos na manhã de hoje com o prefeito Cícero Almeida para debater a realização do Maceió Light.
Segundo o prefeito, agora é o momento de discutir eventos diferenciados para a cidade, que agradem aos maceioenses e aos turistas, mas em nenhum momento ponha em risco a segurança do cidadão, o meio ambiente e o patrimônio público.
Maas de acordo com Augusto Marques, a realização do Maceió Light até o momento está garantida, pois, todos os documentos seguem as determinações do TAC. "Temos todas as autorizações dos órgãos desde julho, entretanto, a organização não foi informada oficialmente sobre o cancelamento do evento pela prefeitura. Assim, uma possível a anulação do evento, não trará apenas danos materiais e morais aos idealizadores e sim, aos foliões que compraram os abadás" afirma.
Na próxima segunda-feira, os empresários do evento volta a se reunir com a prefeitura e o procurador do Estado, para discutir o evento.
Atualizado às 18h20; com informações da Secom/Maceió.