Guesb promove a I Feira de Arte e Cultura Afro Brasileira

O Grupo União Espírita Santa Bárbara promove nos dias 15 e 16 deste mês, a I Feira de Arte e Cultura Afro-Brasileira nas dependências da entidade. A atividade faz parte das comemorações alusivas ao mês da Consciência Negra e integra o projeto Angola Janga Tunga, promovido pelo governo de Alagoas, Instituto Magna Mater e a Fundação Cultural Palmares, em parceira com grupos alagoanos ligados à cultura afro.

O grupo firmado na corrente da Umbanda traçada no Nagô, tem sua origem em 1984 sob a orientação da Vovó Maria Conga, a Yalorixá Neide Oyá D’Oxum. Estabeleceu-se como organização não-governamental em 2002, desenvolve cursos, oficinas e eventos que valorizam e divulgam a cultura afro-brasileira e a religião umbandista em Alagoas. Realiza seminários, palestras, cursos e oficinas a fim de contribuir para a promoção da inclusão social, geração de emprego e renda e a melhoria de vida da comunidade.

A I Feira de Arte e Cultura Afro-Brasileira irá reunir as 75 crianças e adolescentes do projeto social Inaê. Dividido em equipes com cinco pessoas serão abordados temas como religião, culinária, escravidão e preconceito, capoeira, instrumentos afro, dança, Serra da Barriga, cultura afro-brasileira, Projeto Inaê, Núcleo de Identidade Negra na Escola e inclusão social.

Além da exposição dos trabalhos, estarão à venda produtos artesanais como roupas, cerâmicas, bijouterias, camisas, orixás de porcelana, além de comidas afro-brasileiras. A feira também contará com apresentações culturais, através da dança afro primitiva do grupo Aram Funfun Omangerê, Grupo de Capoeira Inaê, maculelê, percussão, dança dos orixás e outros.

Segundo a secretária especializada de Defesa e Proteção das Minorias, Patrícia Mourão, as casas religiosas, além da função espiritual e da transmissão da cultura afro, através da oralidade e de suas práticas, têm cada vez mais exercido papel fundamental na área social de forma séria e responsável nas comunidades que estão inseridas. O Guesb é um exemplo desse trabalho que tende a crescer a cada dia", declarou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário