“Precisa-se de sangue: tipo o seu”. Com este slogan o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promove a partir de hoje, a campanha da Semana do Doador de Sangue, cujo dia é comemorado no próximo dia 25 de novembro. Durante toda a semana o órgão estará funcionando das 7 às 17 horas e, os doadores voluntários após a doação, estarão recebendo uma camiseta da campanha, além de terem acesso aos exames sorológicos realizados simultaneamente.
Para isso, uma equipe multidisciplinar da instituição foi mobilizada para atender a demanda de doadores que irão comparecer até à instituição, localizada em prédio anexo a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche. Além da equipe médica, responsável pela triagem dos candidatos à doação, pessoal de apoio e enfermeiros estarão trabalhando em escala especial para atender aos doadores de sangue.
Com a campanha, a expectativa da coordenação geral do Hemoal é que o estoque esteja estabilizado para atender a demanda de transfusões que cresce geralmente durante o mês de dezembro. Isso porque, durante as festividades natalinas e de final de ano, o número de acidentes aumenta consideravelmente, segundo estatísticas dos mini-pronto socorros e Unidades de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, e Dr. Armando Lages em Maceió.
Para se candidatar à doação é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não ter contraído doença de chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, também, que os candidatos à doação compareçam ao local de doação portando um documento de identificação com foto e estejam bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.