Mil profissionais de Direito, incluindo 80 estagiários que já atuam no Poder Judiciário, estão mobilizados para atuar no Dia Nacional da Conciliação, que será realizado no dia 8 de dezembro, em todo o país.
Em Alagoas, o presidente do Tribunal de Justiça, Estácio Gama, estima que a ação deva solucionar 4.500 processos, que tramitam nas varas de família e nos juizados criminais.
“Serão, inicialmente, seis varas de Família e 12 Juizados Criminais da capital, além de dois Juizados de Arapiraca, o de Rio Largo, São Miguel dos Campos, e o de Penedo e ainda uma em Piranhas, a pedido do juiz”, explicou Gama.
Em Maceió, a ação será realizada no Cefet, no bairro do Poço, e em Arapiraca será no Colégio Bom Conselho. Oficiais de Justiça e estagiários já estão divulgando o evento, para que as pessoas com processos na Justiça possam resolver as pendências.
O presidente do Tribunal de Justiça disse ainda que espera resolver 500 processos de varas da Família e 900 processos da Vara de Consumidor. "As partes devem comparecer e, para quem não comparecer o tratamento será o mesmo dado pela Justiça", alertou Gama.
Mutirão
O Judiciário de todo o país estará envolvido em um grande mutirão, de 9 às 17 horas, para promoção de audiências conciliatórias. O evento integra o Movimento pela Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como objetivo a criação de uma mentalidade voltada à pacificação social e ao incentivo à solução de conflitos, por meio de procedimentos informais e simplificados.
O juiz Wlademir Paes de Lira preside a comissão organizadora da mobilização no Estado, que também é composta pelos magistrados Alcides Gusmão da Silva e Adriana Carla Feitosa Martins.