O Comitê da Bacia do São Francisco (CBHSF) e a Agência Nacional de Águas (Ana) realizam amanhã e sábado, em Maceió, uma “Oficina de Vazão Ecológica aplicada à Bacia do São Francisco” voltada a membros das Câmaras Técnicas. No sábado, os participantes farão uma visita técnica à foz do Rio São Francisco.
O objetivo da oficina é promover a discussão do tema Vazão Ecológica entre os membros das Câmaras Técnicas do CBHSF buscando esclarecer dúvidas, apresentar conceitos e diferentes metodologias para o cálculo, demonstração de “cases” e parâmetros passíveis de serem aplicados à Bacia do rio São Francisco.
O evento, que acontecerá no Hotel Matsubara, na praia de Cruz das Almas, será aberto às 9 horas com a presença do vice-presidente do CBHSF, Luiz Carlos Fontes (professor doutor da UFS), e da secretária-executiva do Comitê, Yvonilde Medeiros (doutora em Hidrologia, pela UFBA).
Às 9:30 começa a mesa redonda “Vazão Ecológica”, presidida pelo coordenador da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos do CBHSF, Carlos Bernardo Mascarenhas (mestre em Ecologia, Conservação e Manejo, pela UFMG), Robson Sarmento (doutor em Engenharia Civil pela Manchester University, Englaterra) e Luciano Meneses (técnico da Ana e doutor em Desenvolvimento Sustentável, pela UNB); às 11horas serão iniciados os debates.
No período da tarde, três grupos discutirão os aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos. Encerrando a oficina, Robson Sarmento fará uma síntese e consolidação das contribuições aos Termos de Referências (TDR’s) dos estudos sobre Vazão Ecológica.
A visita técnica à Foz do São Francisco será feita a partir da cidade de Piaçabuçu (AL), com saída prevista para as 10h e retorno as 14:30h.