Buscando o aperfeiçoamento, a Guarda Municipal de Maceió lançou um questionário para a população da Capital que freqüenta a orla marítima e que já começou a se habituar ao patrulhamento da região em bicicletas. Através das respostas a corporação constatou a aprovação da população e pretende aprimorar, ainda mais, este serviço que vem sendo prestado à população.
Desde o dia 27 de setembro que a GMM realiza o patrulhamento em bicicletas no trecho compreendido entre o Iate Clube Pajuçara até o término da ciclovia do Hotel Jatiúca, com passagem pela Praça Vera Arruda. O questionário aplicado à população durante essa semana procurou saber como os moradores estão vendo a realização deste tipo de policiamento, fazendo um amplo levantamento dos acertos e do que pode ser melhorado.
Segundo o diretor-geral da GMM, coronel Matias, entre várias conclusões que o questionário apresentou, a principal foi à constatação que mais de 90% da população aprova o patrulhamento. Outro dado relevante apontado é que 93% dos entrevistados se sentem mais seguros com a presença do grupamento em bicicletas da Guarda Municipal.
Entre melhorias que a GMM pretende lançar para este tipo de policiamento, está o aumento no efetivo. Já foram adquiridos 50 novos uniformes e um terceiro grupamento de patrulhamento em bicicletas será criado ainda este ano.
Atualmente, 30 guardas municipais do Grupamento de Policiamento Comunitário (CPCOM) estão responsáveis em realizar o patrulhamento no período utilizado para o lazer e prática de exercícios físicos dos maceioenses. Trabalhando em dias alternados, quinze em cada dia, os guardas além de garantir a segurança buscarão também preservar o patrimônio público municipal.