Mesmo com o título já decidido, o Campeonato Brasileiro ainda guarda muitas emoções para as últimas duas rodadas. Duas vagas na Libertadores e duas na Série B ainda estão em aberto e disputa promete ser eletrizante.
No empate contra o Atlético-PR, o torcedor do São Paulo viveu momentos de apreensão. Só pôde comemorar o título brasileiro após a confirmação da derrota do Internacional contra o Paraná Clube. Mas neste domingo, a partir das 16 horas, o Tricolor terá 90 minutos para curtir sua conquista diante do Cruzeiro, no Morumbi. Depois do jogo, o clube paulista ainda vai receber a taça oficial das mãos dos dirigentes da CBF.
Sem maiores pretensões no Campeonato Brasileiro e também já pensando em 2007, com a possibilidade de dispensas nos próximos dias, o Cruzeiro tentará surpreender o campeão São Paulo para, pelo menos, encerrar a temporada com dignidade. Para buscar uma vitória no Morumbi, a Raposa terá três novidades. A principal delas é o retorno do atacante Geovanni. As outras são o zagueiro Thiago Heleno e o volante Jonílson.
Vasco e Santos
Com o São Paulo já definido como campeão, as disputas no Campeonato Brasileiro se resumem a outros objetivos. E, brigando por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, Vasco e Santos se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, pela penúltima rodada. Os cariocas somam 57 pontos e podem assegurar uma vaga antecipadamente caso vençam e o Paraná seja derrotado pelo São Caetano. Já o Peixe, com 60 pontos, vive uma situação mais cômoda e se garante na competição continental com um empate no Rio.
No Santos, apesar da possibilidade de garantir matematicamente sua classificação já neste domingo, o técnico Vanderlei Luxemburgo tenta tirar dos ombros dos jogadores a pressão por uma vitória em São Januário. Os jogadores, porém, querem a vitória em São Januário não só pela classificação à Copa Libertadores, mas também para acabar com um jejum que já incomoda o elenco. Desde o dia 22 de março o Santos não consegue uma vitória fora do Estado de São Paulo. Entretanto, para superar o Vasco, o time terá de se adaptar sem as presenças do zagueiro Luiz Alberto e do lateral-esquerdo Kléber.
Um título; é assim que todos no Vasco encaram uma possível classificação para a Libertadores, afinal a equipe carioca não era apontada como umas principais forças do Brasileiro, quando a competição se iniciou no primeiro semestre. Para dar mais confiança a Renato Gaúcho, o Vasco contará com o retorno do volante Ygor, considerado um dos pilares do sistema defensivo e que cumpriu suspensão na última partida. A maior novidade, no entanto, fica no ataque onde Jean se recuperou de um problema na virilha e foi confirmado.
Grêmio
Já garantido matematicamente na fase pré-classificatória da Copa Libertadores, o Grêmio enfrenta o Flamengo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico, com outro objetivo. Com uma vitória nesta partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor gaúcho – que soma 64 pontos – confirma sua vaga na fase principal da competição continental. Com 49 pontos, mas já garantido na Libertadores por ter conquistado a Copa do Brasil, o Rubro-Negro busca apenas se reabilitar das derrotas nas duas últimas partidas.
No lado do Grêmio, a ordem é não se acomodar com a vaga na pré-Libertadores. Da diretoria aos jogadores, todos estão conscientes de que a classificação direta para a fase de grupos trará muitos benefícios ao clube. Para conquistar os três pontos em casa, o Grêmio contará com o retorno do volante Lucas, que cumpriu suspensão contra o Santa Cruz. Desta maneira, Sandro será sacado. Na defesa, Evaldo sofreu uma lesão muscular e será substituído por Maidana.
Sem muitas perspectivas nesta reta final do Brasileiro, o Flamengo viveu uma semana onde o assunto principal passou longe de ser o Grêmio. Contratações de reforços, renovações de contrato e até mesmo a saída de Luizão dominaram o noticiário na Gávea.
Como se trata do último jogo do Grêmio em casa no ano, a expectativa é de que o Olímpico receba um grande público. A partida acontece exatamente um ano após o confronto com o Náutico que confirmou o retorno do Grêmio à Série A.
São Caetano e o milagre
Faltando duas rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, São Caetano e Paraná Clube se enfrentam às 16 deste domingo, no Anacleto Campanella, em um jogo que pode definir o futuro de ambas as equipes. Enquanto o Azulão ainda briga para escapar do rebaixamento, o Tricolor sonha com uma vaga na Copa Libertadores.
Na realidade, o São Caetano vai a campo em busca de um milagre para permanecer na Série A. Com 36 pontos, o Azulão é o 18º colocado e, além de conquistar duas vitórias nos dois últimos confrontos, deve torcer por tropeços de Fluminense e Ponte Preta nas rodadas decisivas.
A missão do time paranaense é menos complicada que a do rival, mas a situação está longe de ser confortável. Sexto colocado com 56 pontos, o Paraná briga com o Vasco (57) pela última vaga na principal competição do continente. Ou seja, se o Vasco vencer o Santos em casa, os paranistas terão de, no mínimo, saírem do ABC com o empate.
Plameiras
Ter pela frente o atual campeão da América neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Parque Antártica, não será o único desafio do ameaçado Palmeiras. Mais do que o Internacional, o Verdão terá de lutar para superar seus próprios nervos na corrida contra a ameaça de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, ainda viva na penúltima rodada da competição.
Os desfalques de Picerni para o duelo contra o Colorado serão o zagueiro Nen e o volante Francis, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, além de Edmundo, que continua se recuperando de uma lesão muscular na coxa direita. Na zaga, o escolhido para atuar ao lado de Dininho é Daniel, enquanto Wendel ocupa a vaga aberta por Francis no meio. Outra mudança em relação ao time que perdeu do Juventude está no ataque, setor que terá Marcinho e Enílton. Valdívia, que atuou improvisado, recua para formar a dupla de armadores com Juninho Paulista.
Do lado Colorado, estão certas as voltas de Elder Granja e Clemer para o jogo contra o Palmeiras. Os jogadores estão recuperados de lesão muscular e têm presença confirmada também na lista de atletas que viajam ao Japão para disputar o Mundial de Clubes, em dezembro.
Fluminense precisa vencer
Na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos, o Fluminense continua ameaçado de rebaixamento para a Série B e chega à penúltima rodada, que será disputada toda neste domingo, às 16h(de Brasília), precisando derrotar o Santa Cruz, no Estádio Arruda, no Recife (PE). Se ganhar e a Macaca tropeçar no Goiás, no Serra Dourada, o Tricolor carioca já se garante na elite. O problema é se perder e a equipe de Campinas (SP) ganhar. Nesse caso o Fluminense vai emplacar a próxima semana dentro da zona de rebaixamento. Já o time pernambucano está rebaixado e apenas cumpre tabela.
Paulo César Gusmão, técnico do Fluminense, conversou com os jogadores do Tricolor sobre a importância de se entrar em campo ligado, sem menosprezar o adversário ou considerar que a partida está ganha. Apesar de muitos torcedores estarem cantando vitória antes do tempo, pelo fato de o duelo de domingo ser com o lanterna, Gusmão exige atenção máxima. Para este jogo, PC não faz mistério e já definiu a equipe com os retornos do volante Arouca e do meia Petkovic, que estavam afastados há mais de um mês por causa de lesões musculares.
Pelo lado do Santa Cruz, o técnico Fito Neves não poderá contar com o zagueiro Adriano dos Santos, que está com uma entorse no tornozelo direito. Com isso o volante Wilson Surubim será mais uma vez improvisado na posição. O atacante Mirandinha, recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, reaparece.
De olho no Flu
Iniciada a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, a Ponte Preta terá apenas um objetivo diante do Goiás, no Serra Dourada. Somente conquistando os três pontos a Macaca conseguirá manter vivo o sonho de permanecer na Série A. Vencendo ou perdendo, torce por um tropeço do Fluminense frente ao rebaixado Santa Cruz em Recife.
Para a partida, o técnico Vanderlei Paiva realizou quatro alterações na equipe titular, todas motivadas por problemas de suspensão. O lateral-direito Nei, o lateral-esquerdo Wellington e o volante Pituca estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Iran opção imediata para as alas, foi punido com dois jogos de gancho pelo STJD. A boa notícia fica por conta do retorno do meia Émerson, liberado pelos médicos. O artilheiro Tuto, outro que seguia em dúvida, deve ir para o jogo mesmo com dores e formar o ataque com o garoto Jaílton.
O Goiás, 12º colocado com 49 pontos, ainda briga por uma vaga na Copa Sul-americana. O objetivo pode ser considerado pequeno, mas o técnico Geninho faz questão de ver seu elenco brigando pela competição continental. O zagueiro Galeano e o meia Romerito estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Lerielton foi expulso no Maracanã. O titular Vitor retoma a posição.