Eleição no TC-AL inscreve candidatos até quinta-feira

Os conselheiros interessados em participar da eleição que vai escolher os novos dirigentes do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL) podem se inscrever na disputa até esta quinta-feira, dia 30. A eleição está marcada para o dia 15 de dezembro e vai servir para eleger além do novo presidente, o vice, o corregedor-geral, o ouvidor e o diretor da Escola de Contas.

Dos sete conselheiros que compõem o pleno do TC, apenas o atual presidente Edival Gaia, não pode concorrer na eleição. Gaia cumpre o segundo mandato como presidente da corte de contas e, portanto está impedido de entrar na disputa. Os demais conselheiros são José de Melo Gomes, José Alfredo Mendonça, Luiz Eustáquio Toledo, Isnaldo Bulhões, Roberto Torres e Otávio Lessa.

Nos bastidores do TC os nomes considerados mais fortes para disputar a presidência são os dos conselheiros Isnaldo Bulhões, atual vice, Otávio Lessa, atual corregedor e Luiz Eustáquio Toledo. Isnaldo presidiu o TC por dois mandatos entre julho de 1995 e julho de 1999. Ele foi nomeado conselheiro em 1994, época em que seu irmão Geraldo Bulhões era governador do Estado.

Luiz Eustáquio foi presidente do TC no período de 14 de julho de 1991 a 14 de julho de 1995, quando foi sucedido por Isnaldo Bulhões. No período de 14 de junho de 1999 a 31 de dezembro de 2002, ele voltou a ocupar o mais importante cargo do Tribunal de Contas. Sua indicação para o TC aconteceu em 1986 um pouco antes de Fernando Collor assumir o governo de Alagoas.

Como a eleição envolve apenas um colegiado formado por sete eleitores a disputa continua sem um favorito, mas pode até acontecer um entendimento para formação de uma chapa única.

Veja Mais

Deixe um comentário