Funcred apóia realização de Simpósio de Epilepsia

A Associação Alagoana de Epilepsia promove, no dia 1º de dezembro, o Simpósio Comunitário de Epilepsia de Bebedouro, no auditório do Colégio Santa Amélia, situado no mesmo bairro. O objetivo do evento, que tem o apoio do Fundo de Microcrédito de Alagoas (Funcred), é discutir formas de promover o resgate da cidadania dos portadores de epilepsia. Entre os temas que serão abordados estão o tratamento da doença em adultos e crianças e a inclusão do epilético.

Na oportunidade, será realizada a cerimônia oficial da Assembléia Constituinte da Associação Alagoana de Epilepsia, com a formação da diretoria executiva e do conselho fiscal. A entidade é composta de portadores da doença, familiares e pessoas interessadas, a exemplo de profissionais de saúde e serviço social que lidam com pacientes epiléticos.

Segundo a gerente executiva do Funcred, neuropediatra Amália Amorim, a idéia de fundar a associação surgiu no grupo de pacientes de epilepsia, que existe no PAM Bebedouro há 12 anos, e tem cadastrados 99 portadores da doença, na faixa etária dos 10 a 75 anos. “Os pacientes, familiares e profissionais envolvidos sentiram a necessidade de aprimorar o nível de organização dos pacientes com vistas à garantia de acesso a tratamento de qualidade e medicamentos”, explicou Amália Amorim, que foi médica do PAM Bebedouro e presta consultoria técnica à associação.

De acordo com Amália Amorim, além do apoio à realização do Simpósio, o Funcred também poderá investir em projetos de geração de renda para os portadores de epilepsia, segmento da população que enfrenta dificuldade de inserção no mercado de trabalho, por conta das condições clínicas desses pacientes.

A abertura do simpósio acontecerá às 8h30, com apresentação da experiência do tratamento de epilepsia no Hospital Universitário, pelo neurologista Fernando Gameleira, seguida de debate. Ainda pela manhã, a neuropediatra Adriana Saldimar ministrará palestra sobre tratamento de epilepsia em crianças.

Amália Amorim abordará o tema Inclusão Social: Oportunidades de Direitos dos Cidadão Epiléticos – Projeto Ufal/Fiocruz. Já o tema Resgate da Cidadania dos Portadores de Epilepsia será apresentado pela assistente social Sonaly Rocha.

Fonte: Valdice Gomes

Veja Mais

Deixe um comentário