A Coordenação-Geral de Vigilância Sanitária (Covisa) realiza amanhã e nos dias 1º e 2 de dezembro uma exposição no Shopping Iguatemi, em comemoração ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária (30 de novembro). A oportunidade será propicia à criação de uma cultura de conscientização em relação aos mais variados matizes higiênico-sanitários, através da montagem de estandes e da distribuição de material educativo pelas inspetorias que integram a instituição.
Composta por seis inspetorias – Alimentos, Exercício profissional, Produtos Veterinários e Saneantes, Serviços de Saúde, Medicamentos e Cosméticos, e Ecologia Humana –, a Vigilância Sanitária (Visa) de Maceió atua na fiscalização dos estabelecimentos que executam ações de baixa, média e alta complexidade.
Segundo Ednaldo Balbino da Silva, coordenador-geral, os trabalhos desenvolvidos pelos inspetores têm o objetivo de aperfeiçoar as condições sanitárias dos estabelecimentos, a fim de que possam oferecer produtos seguros e de qualidade, gerando, conseqüentemente, a diminuição das taxas de mortalidade e a melhoria da saúde da população. “A Vigilância municipal regula produtos e serviços, vigia estabelecimentos, educa, orienta e adverte proprietários, e, só em última instância, executa punições”, salienta Balbino.