SMS mobiliza unidades de saúde no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará intensificando na próxima sexta-feira (1º), junto a todos os Distritos Sanitários, a mobilização programada para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Organizada pelo Programa Municipal de DST/AIDS e pela Coordenação dos Distritos, a programação, cujo tema é “a vida é mais forte que a Aids”, tem como objetivo combater a discriminação, preconceito e o estigma que envolve a doença, por meio das pessoas portadoras do HIV, mostrando que elas podem conviver com o vírus e desenvolver normalmente seus projetos de vida.

Iniciada com o Seminário de Sexualidade e Saúde Reprodutiva da pessoa portadora de deficiência, a programação realiza desde o dia 28 atividades de sala de espera, distribuição de folhetos educativos, orientação sobre o uso de preservativos e palestras com enfoque no tema do dia mundial. Outras atividades, como relatos, debates e apresentações teatrais terão continuidade na próxima semana, no PAM Dique-Estrada (dias 06 e 07/12) e na USF São José, no Canaã (dia 13).

A mobilização desta sexta-feira (1º) envolverá inúmeras unidades. A abertura oficial será feita pelo secretário municipal de Saúde, João Macário, e pela diretoria do PAM Salgadinho, às 8h, onde haverá apresentação teatral; palestra sobre experiências e vivências com HIV/AIDS (ministrada pelo psicólogo do Programa no município, Marcelo Christiano e pela coordenadora da Casa de Passagem Conviver); trabalho educativo realizado pelos alunos do Projeto Afro-Atitude, da Ufal; exposição de banners com trabalhos na área de assistência e prevenção às DST/AIDS; oficina de beleza com O Boticário; e apresentação de trabalhos artesanais do grupo de mulheres do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no bloco I.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Tarcísio Palmeira, no Pontal da Barra, o dia será lembrado, a partir das 9h, com palestra educativa, gincana com alunas da Escola Silvestre Péricles e apresentação musical. A concentração das atividades será na praça Caio Porto. Também pela manhã, o PAM Bebedouro movimentará a comunidade com trabalhos educativos, apresentação de vídeos e grupos de pastoril e baianas, palestras e orientações individuais.

A mobilização em torno do Dia Mundial de Luta Contra a Aids também terá atividades na UBS José Tenório e na USF Novo Mundo, com a realização de trabalhos com grupos de hipertensos e idosos, abordando o tema “O aumento do HIV na 3ª Idade” e salas de espera. Já as comunidades de Ipioca e regiões circunvizinhas ficarão concentradas na Escola Floriano Peixoto, onde participarão de palestras e debates com distribuição de fôlderes, apresentação teatral e orientação sobre o uso de preservativos.

No VII Distrito, as atividades ficarão concentradas, das 9h às 17h, na quadra poliesportiva do Conjunto Salvador Lyra. Numa ação itinerante que envolverá diversas coordenações da Secretaria, serão disponibilizados exames de glicemia capilar (diabetes), coleta de baciloscopia (tuberculose), escovação, Vigilância Sanitária, combate à dengue, Conselho Tutelar da 5ª Região (orientação aos pais e encaminhamentos para o registro de nascimento), mostra de teatro infantil do CAPSi, palestra sobre enfrentamento da violência contra a mulher e planejamento familiar, teste do pezinho, atividade física com idosos, teatro adolescente solidário e orientações em DST/Aids, além da aferição da pressão arterial e orientação a hipertensos. O evento será encerrado com os forrozeiros Messias Lima, Zé Mocó, Cicinho de Caruaru e Chameguinho e o som de teclado e voz de Sandro & Miriam e MCZ Musical.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário