Frota do Estado terá gerenciamento on-line

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria Coordenadora de Planejamento Gestão e Finanças (PGF), lança na próxima terça-feira, o Controle Total de Frotas -CTF BR on-line. Trata-se de um sistema de controle efetivo do abastecimento de combustíveis de toda frota estadual, proporcionando mais economia aos cofres públicos.

A BR Petrobras Distribuidora, vencedora da licitação SC 07/2006, passa a fornecer ao governo do Estado, por meio da sua rede credenciada, além dos combustíveis, o CTF BR on-line, sistema automatizado, que funciona basicamente a partir da instalação de um dispositivo eletrônico – Unidade Veicular (UVE) – nos veículos. Sem intervenção humana, o dispositivo é capaz de eliminar desperdício de combustível, registrar dados e quilometragens dos veículos com absoluta segurança e precisão, além de gerenciar on-line toda a frota.

De acordo com o gestor de Frotas do Governo de Alagoas, Paulo Brandão, a operação será iniciada em seis secretarias, que já estão com o sistema implantado e passarão a abastecer na rede credenciada da Petrobras. O processo terá o controle direto do Núcleo de Controle de Gestão de Frotas da PGF. Até o final de dezembro, 50% da frota do Estado terá o sistema implantado.

Além de conferir maior legalidade, eficiência e transparência, a adoção do CTF BR on-line proporcionará uma economia de 30% a 40% nos gastos com combustíveis aos cofres públicos. O sistema já foi implantando com sucesso nos estados do Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Sergipe e pela iniciativa privada.

Segundo o Gestor de Frotas, Paulo Brandão, o Estado gasta cerca de R$ 1,5 milhão/mês na compra de combustível e, com a implantação do sistema de controle, haverá uma redução nessa compra, como já houve em outros estados, porque a diferença está no controle do uso e distribuição desse combustível.

O sistema CTF em termos de investimentos para o Estado é zero. Ele faz parte da licitação que resultou na contratação da BR Distribuidora, que disponibiliza o sistema eletrônico de controle para o cliente.

Abastecimento – Na capital, os postos cadastrados estão localizados na AL-101, em Cruz das Almas; próximo ao Hospital Pronto Socorro; no início da Fernandes Lima (Posto São Brás); no Tabuleiro dos Martins e no Jacintinho, próximo à Delegacia de Roubos e Furtos. No interior serão instalados em 31 municípios indicados pela PGF, totalizando 37 postos de abastecimento.

Este sistema de frotas é mais um produto disponibilizado pela PGF no sentido de padronizar os serviços estaduais, gerando controle e economia.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário