Uma ação do Ministério Público Estadual de São Miguel dos Campos, no município de Roteiro, onde a eleição acontece no domingo, acabou com a prisão, em flagrante, de dois vereadores e outras quatro pessoas.
Com eles foram encontrados títulos eleitorais, números de títulos, dinheiro e uma relação com o nome e secção de eleitores. Os acusados foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Maceió.
Clima tenso
Apesar de Roteiro ser uma cidade pequena, com apenas uma via de acesso, a eleição para prefeito-tampão – o eleito será o terceiro a ocupar o cargo em menos de três anos – é considerada preocupante pela cúpula da segurança pública do Estado.
Para evitar o acirramento político durante a campanha o juiz Carlos Remígio chegou a sortear os dias de comício para cada um dos quatro candidatos -Fábio Jatobá (PTB), Ironaldo Melo (PTdoB), Edval Rufino (PSB) e Damião Amâncio (PMDB) – atual prefeito interino.
Grupos políticos
O candidato Fábio Jatobá é apoiado pelos deputados estaduais Cícero Ferro e João Beltrão, o deputado federal eleito, Joaquim Beltrão e o senador eleito Fernando Collor de Mello.
O candidato Damião Amâncio, que era presidente da Câmara e assumiu o cargo no lugar do prefeito Edvaldo dos Santos (PMDB), o “Val do Agenor”, assassinado no dia 11 de setembro, com mais duas pessoas, quando retornava de uma caminhada política em Jequiá da Praia, tem o apoio do ex-prefeito de São Miguel dos Campos, Nivaldo Jatobá. Os outros dois candidatos não contam com apoio de políticos de fora do município.
Urnas
A urnas eletrônicas, que chegariam no domingo, dia do pleito, serão encaminhadas neste sábado, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), protegidas por homens do Exército, que disponibilizou à justiça eleitoral, 50 homens para integrar o esquema de segurança. Já o efetivo da Polícia Militar será reforçado com 100 homens.
Daqui a pouco mais informações.