A Microsoft, maior produtora mundial de software, começou duas semanas atrás a vender o Zune, que analistas classificaram como o mais sério esforço até o momento de desenvolver um concorrente para o iPod, da Apple Computer, por larga margem o player digital mais vendido do mercado.
A Apple vendeu mais de 70 milhões de iPods desde que o aparelho foi lançado, em outubro de 2001, e o iPod agora domina uma fatia de 70% do mercado norte-americano de players de MP3, como os aparelhos também são conhecidos. A Microsoft mesma reconheceu que pode demorar anos para que seus esforços de promoção do Zune surtam efeito.
O aparelho chegou ao mercado com força, conquistando 9% do mercado de players digitais de música dos Estados Unidos em sua primeira semana, e tomando o segundo posto que cabia ao Sansa, da SanDisk, de acordo com o NPD Group, uma empresa de pesquisa de mercado. A Apple manteve a liderança do segmento, com 63% do mercado em termos de volume, segundo a NPD.
De acordo com a pesquisa da Reuters, conduzida ao longo do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, a Apple continua na liderança por larga margem, com cerca de 70% dos respondentes afirmando, sem estímulo, que planejavam adquirir um iPod. Quando lhes foi oferecida uma lista de players de MP3 entre os quais escolher, 80% dos respondentes optaram pelo iPod. Cerca de 7% daqueles que receberam a lista que incluía também o modelo da Microsoft selecionaram o Zune.
Entre as pessoas que expressaram preferência pelo Zune, cerca de 35% afirmaram que estavam substituindo um aparelho existente, enquanto 18% dos interessados em iPods têm a mesma intenção.
Entre os 35%, alguns provavelmente já são usuários da iniciativa PlayForSure, da Microsoft, que permite a consumidores escolher uma lista de aparelhos e lojas de música mutuamente compatíveis, disse Mike McGuire, analista da Gartner.