Vereadores presos em Roteiro estão sendo ouvidos na PF, neste momento

Uma operação conjunta do Ministério Público de Alagoas e da Polícia Militar – na madrugada de hoje – resultou na prisão de quatro pessoas, sendo dois vereadores do município de Roteiro.

Eles foram flagrados com uma lista de seis páginas, contendo nome e número de titulo de eleitor de 136 pessoas residentes na cidade. Além da lista, a PM encontrou com os suspeitos 25 notas de R$ 50.

Neste momento, os vereadores Elias dos Santos (PMDB) e Gerônimo de Oliveira (PMDB) e os cabos eleitorais Eronildes Candido do Nascimento e Antonio Marques da Silva se encontram depondo na Polícia Federal, para onde foram encaminhados já nas primeiras horas da manhã de hoje. Eles estão sendo ouvidos pelo delegado Fernando Castro.

Durante a ação, a PM prendeu seis pessoas, mas duas foram liberadas. Foram detidos cinco homens e uma mulher. A mulher e um dos homens não tinham – segundo os primeiros levantamentos – envolvimento com a suspeita de compra de votos.

De acordo as informações levantadas pelo Alagoas 24 Horas, foram apreendidos também diversos santinhos do candidato da coligação Unidos pela Paz, Fábio Jatobá (PTB). Nossa equipe de reportagem – neste momento – tenta contato com a assessoria da Polícia Federal e do Ministério Público.

A lista em papel foi apreendida pela Polícia Federal. Na lista consta a inscrição “Roteiros-Eleições 2006” e a caneta, no fim da última folha está rabiscado: “menos seis nomes”. As pessoas foram detidas em uma Kombi de lotação, placa MUF-1173. Há suspeitas de que seriam distribuídas cestas de alimento, no dia de hoje, em troca de votos.

A prisão foi coordenada pela promotora eleitoral Rita de Cássia Aguirre Stecconi Silva, da 18° Zona Eleitoral de São Miguel dos Campos, que coordena as eleições em roteiro.

Clima tenso

Apesar de Roteiro ser uma cidade pequena, com apenas uma via de acesso, a eleição para prefeito-tampão – o eleito será o terceiro a ocupar o cargo em menos de três anos – é considerada preocupante pela cúpula da segurança pública do Estado.

Para evitar o acirramento político durante a campanha, o juiz Carlos Remígio chegou a sortear os dias de comício para cada um dos quatro candidatos -Fábio Jatobá (PTB), Ironaldo Melo (PTdoB), Edval Rufino (PSB) e Damião Amâncio (PMDB) – atual prefeito interino.

Grupos políticos

O candidato Fábio Jatobá é apoiado pelos deputados estaduais Cícero Ferro e João Beltrão, o deputado federal eleito, Joaquim Beltrão e o senador eleito Fernando Collor de Mello.

O candidato Damião Amâncio, que era presidente da Câmara e assumiu o cargo no lugar do prefeito Edvaldo dos Santos (PMDB), o “Val do Agenor”, assassinado no dia 11 de setembro, com mais duas pessoas, quando retornava de uma caminhada política em Jequiá da Praia, tem o apoio do ex-prefeito de São Miguel dos Campos, Nivaldo Jatobá. Os outros dois candidatos não contam com apoio de políticos de fora do município.

Urnas

A urnas eletrônicas, que chegariam no domingo, dia do pleito, serão encaminhadas neste sábado, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), protegidas por homens do Exército, que disponibilizou à justiça eleitoral, 50 homens para integrar o esquema de segurança. Já o efetivo da Polícia Militar será reforçado com 100 homens.

Fonte: Com informações do SãoMiguelWeb.com

Veja Mais

‘Nunca debati golpe com ninguém’, diz Bolsonaro

Ex-presidente falou com a imprensa no aeroporto de Brasília, após chegar de Maceió. Ele foi indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Deixe um comentário