Com as exposições “Energia: Pedra Fundamental do Desenvolvimento Humano” e “A Natureza e o Homem do Nordeste Brasileiro”, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, e o vice-reitor, Eurico Lobo, presidiram ontem, a solenidade de reabertura do Museu de História Natural da Ufal e a inauguração da Casa Ecológica da Usina Ciência.
A solenidade foi coordenada pelas professoras Flávia de Barros Moura e Tânia Piaty, diretoras do Museu de História Natural e da Usina Ciência, respectivamente, com a participação de professores, estudantes e convidados.
A Usina Ciência é um espaço de divulgação científica da Universidade Federal de Alagoas, com exposições permanentes sobre o tema energia, apresentando maquetes de usinas hirelétricas, exploração de petróleo, recursos naturais de Alagoas e vários experimentos na área de energia.
De acordo com informação da professora Tânia Piaty, a Casa Ecológica é um espaço de experimentos atendendo os princípios do desenvolvimento sustentável. Segundo ela, a comunidade terá a oportunidade de conhecer o uso de energias renováveis, a exemplo do gerador eólico, energia solar e biodigestor.
O Museu de História Natural e a Usina Ciência da Ufal podem ser visitados pela comunidade em geral de segunda a sexta feira, em horário comercial, na avenida Aristeu de Andrade, no bairro do Farol. Este ano, cerca de 10 mil estudantes das redes pública e privada visitaram o Museu.
A meta da Ufal é de que em 2007 o número de visitantes ultrapasse a média deste ano. A comunidade pode apreciar a integração dos ambientes do Museu e da Usina Ciência por meio de exposições monitoradas e experimentos. Mais informações pelo telefones 3326-4159 e 3221-8488.