O Banco do Nordeste já contratou R$ 142,4 milhões em financiamentos voltados ao comércio exterior alagoano, no período de janeiro a novembro de 2006. Segundo os gestores das agências do BNB na capital, até o final do ano está previsto um incremento de R$ 36 milhões nesse valor. “As operações de câmbio do BNB visam facilitar o processo de exportação ou importação, por meio do Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e de Adiantamento sobre Contrato de Exportação (ACE). O banco financia o adiantamento, total ou parcial, de recursos para a aquisição de insumos, matérias-primas e outros instrumentos para a produção da mercadoria para o embarque ou, no caso de mercadorias já embarcadas, antecipa o valor da operação, possibilitando ao exportador negociar prazos mais longos para a compra de seus produtos”, esclarece o superintendente estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos.
As principais empresas que realizam contratos de câmbio com o BNB são do setor sucroalcooleiro, mas Expedito Neiva também chama a atenção para o aumento da inserção de micro e pequenas empresas nesse comércio. “O Banco do Nordeste está estimulando a entrada de micro e pequenas empresas no comércio exterior, facilitando o acesso ao crédito e participando de programas como o Primeira Exportação, em parceria com o Governo de Alagoas e o Ministério de Indústria e Comércio Exterior, entre outras instituições, além de ser um dos parceiros do 114º Encontro de Comércio Exterior (Encomex) que acontecerá no próximo dia 7”, ressalta o superintendente.
Encomex
Durante o 114º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), que acontecerá no dia 7 de dezembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, representantes do BNB farão palestras e prestarão orientação ao empresário que deseja exportar. “Vamos apresentar nossas ações de crédito e de promoção à exportação, a exemplo do financiamento da produção e investimento por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE); financiamento isolado de insumos e matérias-primas; financiamento à importação de máquinas e equipamentos necessários tanto à abertura como à expansão e modernização de empreendimentos; abertura e negociação de Carta de Crédito de Importação e, também, o financiamento à produção e comercialização para exportação”, informa o gerente da área de Negócios do BNB em Alagoas, Magno Valença de Barros.
O Encomex é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), juntamente com as seguintes instituições: Governo de Alagoas, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; Prefeitura de Maceió; SEBRAE; Correios; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Caixa Econômica Federal; Federação das Indústrias do Estado de Alagoas; Faculdade de Alagoas, e Porto de Maceió.