O candidato Fabio Jatobá (PTB), de 29 anos, apoiado pelos deputados estaduais Cícero Ferro e João Beltrão, o deputado federal eleito, Joaquim Beltrão e o senador eleito Fernando Collor de Mello, é o novo prefeito do município de Roteiro, no litoral Sul de Alagoas.
Ele foi eleito com 1.573 votos (48,84%), contra, 1.261 (39,15%), do segundo colocado, o prefeito em exercício, Damião Amâncio (PMDB), apoiado pelo ex-prefeito de São Miguel dos Campos, Nivaldo Jatobá (PMDB). Ironaldo Melo (PTdoB), foi o terceiro mais votado, com 357 votos (11,08%), e Edval Rufino (PSB), foi o quarto, com apenas 30 votos (0,93%).
Dos 4.525 eleitores aptos a votar, 3.408 compareceram às urnas, representando 75,31% dos eleitores do município. Foram 31 votos em branco (0,91%), 156 votos nulos (4,58%) e 1.117 abstenções (24,69%)
Tranqüilidade
Apesar do clima tenso e a presença de 50 homens do Exército e 100 da Polícia Militar, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), o pleito foi considerado tranqüilo, apenas com o registro de sete prisões antes do início da votação. Os acusados foram detidos em flagrante com material de campanha, o que é proibido pela justiça eleitoral.
O prefeito toma posse no próximo dia 1º de janeiro, mesma dada do governador eleito, Teotonio Vilela Filho (PSDB), o senador eleito, Fernando Collor de Mello (PRTB), além dos deputados estaduais e federais do Estado.
Fabio Jatobá será o quarto a ocupar o cargo na legislatura atual. O prefeito eleito em 2004, Wladimir Brito (PMDB), renunciou ao mandato com menos de 60 dias no cargo.
Em seu lugar assumiu o vice-prefeito, Edvaldo dos Santos (PMDB), o “Val do Agenor”, assassinado no dia 11 de setembro, com mais duas pessoas, quando retornava de uma caminhada política em Jequiá da Praia.
Com a morte de Val do Agenor assumiu o cargo o então presidente da Câmara, Damião Amâncio (PMDB), que foi o segundo mais votado no pleito deste domingo.