1.189 policiais, bombeiros e técnicos. Essa é a quantidade de servidores públicos que será formada, oficialmente, nesta terça-feira, às 10h, no Teatro Deodoro, pela Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social. Ao todo, foram 11 cursos realizados ao longo de 12 meses, que foram ministrados graças à parceria do Estado com o Ministério da Justiça.
A solenidade será presidida pelo secretário coordenador de Justiça e Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, pelo diretor geral da Polícia Civil, Robervaldo Davino e pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Acírio do Nascimento, que vão, inclusive, prestar homenagem aos melhores alunos de cada uma das 62 turmas.
De acordo com o secretário Ronaldo dos Santos, esta foi a maior capacitação realizada pela área da segurança pública de Alagoas. “Firmamos uma parceria com o Instituto de Ensino de Segurança de Alagoas (Iesa), que buscou junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública recursos para a aplicação dos cursos. O resultado está sendo a formação de 1.189 pessoas. A partir de agora, teremos homens e mulheres bem mais preparados para combater a violência e lidar com situações de conflitos. Estamos orgulhosos”, afirmou ele.
As capacitações começaram em novembro de 2005 e parte dos cursos só terminou mês passado. “Tivemos turmas que estudaram apenas uma semana e outras que ficaram em sala de aula até novembro. Foram 6.760 horas aulas, 62 turmas e 11 cursos diferentes. Envolvemos as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, as Secretarias de Ressocialização e Cidadania e Direitos Humanos, o Centro de Perícias Forenses, o Ministério Público e a sociedade civil organizada por meio de lideranças comunitárias”, explicou o coordenador do Iesa, coronel Vinícius Ferreira Gomes.
Cursos
Foram realizados os seguintes cursos: adaptação de docentes, adequação operacional para a segurança comunitária, capacitação em processos administrativos para a correição, adequação operacional para o gerenciamento de crises, estágio de técnicas não-letais, estágio de bastão perseguidor, capacitação em imobilizações policiais, estágio de policiamento em dupla, capacitação em atendimento á vítimas de violência e as especializações em direitos humanos e formação e gestão e facilitadores de grupos.
A maior parte dos cursos aconteceu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, mas também houve capacitação no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças, no Batalhão de Policiamento Escolar, na Academia de Polícia Civil de Alagoas, na Escola Pública Professor Theonilo Gama e no Colégio Intensivo.
A Polícia Militar está qualificando a parcela maior de alunos. São 768 PM’s. “Precisamos destacar a preocupação do governo em Alagoas em capacitar seus profissionais. Até 2004, a média era de 3,4% de servidor qualificado. Agora subimos para a 10% e isso em apenas um ano, ou seja, um aumento de 191,2%”, ressaltou o secretário Ronaldo dos Santos.