Municípios alagoanos ganharão bibliotecas do MDS

DivulgaçãoMunicípios de Alagoas vão receber amanhã mais 50 bibliotecas

Municípios de Alagoas vão receber amanhã mais 50 bibliotecas

O Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), entregará entre amanhã (5) e quinta-feira (7) mais 50 bibliotecas para comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas e assentamentos de 31 municípios do estado de Alagoas. Também serão realizados três eventos de capacitação para 100 agentes de leitura das comunidades.

A primeira entrega acontece amanhã, em Palmeira dos Índios, quando 18 arcas serão destinadas aos municípios de Atalaia, Dois Riachos, Pindoba, Palmeiras dos Índios, Quebrangulo, Estrela de Alagoas, Anadia e Boca da Mata. O evento será no auditório da Unimed, localizado no Hotel São Bernardo, às 16h.

No dia 6, haverá a entrega de 23 bibliotecas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Arapiraca. Elas serão instaladas nos municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Canapi, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro de Anadia, Olho D’Água das Flores, São Sebastião, Taquarana, Traipú, Olivença, Pariconha e Igaci.

No dia 7, na Câmara de Vereadores de Coruripe, serão entregues nove bibliotecas para os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, São José da Laje, Marechal Deodoro, Jacuípe, Colônia de Leopoldina.

O estado de Alagoas já conta com 40 bibliotecas Arca das Letras em áreas rurais de nove municípios, atendendo a mais de quatro mil famílias. O trabalho de incentivo à leitura é feito por 80 agentes que foram capacitados em 2005 no Médio Sertão, Alto Sertão e Bacia Leiteira, territórios rurais de Alagoas.

A ampliação do Programa Arca das Letras no estado conta com a parceria do Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero e da Superintendência do BB de Alagoas, que identificou e articulou as comunidades para receberem as bibliotecas. Conta também com o apoio da Delegacia Federal do MDA em Alagoas, do Programa Nacional de Crédito Fundiário e da Secretaria de Agricultura do Estado/Unidade Técnica do Crédito Fundiário.

Como funciona

Cada Arca das Letras é composta por cerca de 200 livros de literatura, didáticos e de pesquisa nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde as bibliotecas serão instaladas e indicam os agentes de leitura – voluntários que atuam no empréstimo dos livros e no incentivo à leitura.

Criado em 2003, o programa é desenvolvido pela Coordenação de Ação Cultural da SRA junto aos assentamentos da reforma agrária e do Crédito Fundiário, comunidades de agricultores familiares, indígenas e quilombolas. Congrega apoio e recursos de uma rede de parceiros, como o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/FNDE/MEC, ministérios da Cultura, Minas e Energia/Luz para Todos, da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs), Organização não-governamental (ONG) Missão Criança e movimentos sociais e sindicais ligados aos trabalhadores rurais.

As Arcas são fabricadas por sentenciados das penitenciárias de Mossoró (RN), Fortaleza (CE) e Petrolina (PE), pelos alunos das marcenarias de projetos sociais da Fundação Pão dos Pobres (RS) e do Centro de Profissionalização Integrado do Piauí – CEPI), com recursos arrecadados das bilheterias dos CCBBs ou apoio dos parceiros municipais.

Desde o lançamento do Programa Arca das Letras, foram implantadas 2.366 bibliotecas em 22 estados brasileiros, atendendo mais de 200 mil famílias com 550 mil livros. Foram capacitados 4.904 agentes de leitura, todos eles moradores das áreas rurais, para o trabalho voluntário com as bibliotecas. Também foram implantadas bibliotecas Arca das Letras em Cuba e no Timor Leste, como cooperação técnica solidária.

Programação

Dia 5 – terça-feira – Palmeira dos Índios
14h: Capacitação dos agentes de leitura dos municípios de Atalaia, Dois Riachos, Pindoba, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Estrela de Alagoas, Anadia e Boca da Mata
16h: Solenidade de entrega de 18 bibliotecas Arca das Letras para os municípios e diplomação dos agentes de leitura
Local: Auditório da UNIMED – Hotel São Bernardo – Praça da Independência – Centro

Dia 6 – quarta-feira – Arapiraca
14h: Capacitação dos agentes de leitura dos municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Canapi, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro de Anadia, Olho D’Água das Flores, São Sebastião, Taquarana, Traipú, Olivença, Pariconha e Igaci
16h: Solenidade de entrega de 23 bibliotecas Arca das Letras para os municípios e diplomação dos agentes de leitura
Local: AABB de Arapiraca – Rua Governador Luiz Cavalcante, 1.434 – Alto Cruzeirão

Dia 7 – quinta-feira – Coruripe
14h: Capacitação dos agentes de leitura dos municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, São José da Laje, Marechal Deodoro, Jacuípe, Colônia de Leopoldina
16h: Solenidade de entrega de 18 bibliotecas Arca das Letras para os municípios e diplomação dos agentes de leitura
Local: Câmara Municipal de Vereadores – Centro

Fonte: MDS

Veja Mais

Deixe um comentário