Lavar as mãos corretamente pode prevenir uma série de doenças transmissíveis, além de ser o princípio básico da higiene pessoal. Apesar de parecer um procedimento simples, nem todas as pessoas sabem fazê-lo corretamente. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo uma cartilha com informações essenciais para a população.
A primeira recomendação é que a limpeza seja feita com água corrente e sabão. Outro alerta é que o excesso de água do enxágüe das mãos não escorra para os braços, mas sim para a pia. Dessa forma, não há risco de que germes e bactérias continuem no corpo. Muitos germes encontram-se por baixo das unhas, inclusive as artificiais, esmaltes de unhas e anéis.
Para lavar as mãos, deve-se usar água potável, umedecer as mãos e os antebraços, ensaboar, com sabão e detergente, esfregando uma mão na outra, até fazer espuma. Depois, fricciona-se a frente e as costas das mãos, inclusive entre os dedos e embaixo das unhas e antebraços por pelo menos 20 segundos. Deve-se enxaguar as mãos deixando a água escorrer para a pia.
Deve-se lavar as mãos sempre antes da comida, entrar na área de preparação de alimentos ou na despensa, quando estiverem sujas, antes de manipular alimentos ou tocar em utensílios higienizados. Lavar as mãos também é necessário após utilizar o banheiro, tossir, espirrar, tocar o nariz e cabelo, usar utensílios de limpeza, pegar em dinheiro ou cigarro, recolher lixo e outros resíduos, qualquer interrupção do serviço ou tocar em alimentos estragados.