Maceió será sede amanhã, da 114ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), maior evento de comércio exterior no país, que irá reunir micro, pequenos e médios empresários, artesãos, estudantes e profissionais autônomos da área. O encontro, que será aberto às 9 horas, no Centro Cultural e de Exposições, é uma realização do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Serviços.
Esta é a quarta vez que Alagoas recebe o Encomex. Como nas outras edições, a realização do encontro conta ainda com o apoio de entidades e órgãos, como a Prefeitura de Maceió, Sebrae, ECT, bancos do Brasil, do Nordeste e Caixa Econômica Federal, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas; Faculdade de Alagoas e o Porto de Maceió.
Alagoas já foi sede do Encomex nos anos 2000, 2002 e 2003, nas cidades de Maceió e Arapiraca. A expectativa para este ano é que o evento reúna cerca de 600 pessoas da área. O Estado tem mostrado potencial positivo para fins de exportação em áreas como apicultura (produção de mel e vinho de mel), floricultura, biscoitos, ostras, artesanato, entre outras áreas, com destaque para as cidades Maceió, Viçosa, Penedo, Coruripe e Cajueiro.
A 114ª edição mostrará ao público o passo a passo do comércio exterior, com palestras e oficinas sobre artesanato, participação em rodadas de negócios e eventos e associativismo e cooperativismo. Além disso, empresários poderão esclarecer dúvidas quanto à inserção de sua empresa no comércio internacional. Representantes dos bancos do Brasil, do Nordeste e Caixa Econômica informarão sobre as linhas de crédito. As inscrições podem ser feitas no site www.encomex.desenvolvimento.gov.br ou no local do evento.