Será realizada na próxima segunda-feira, às 17h30, no pátio do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado a solenidade de recepção ao pelotão alagoano, que esteve na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), na América Central.
Na ocasião, os 30 militares serão recebidos pelo Comandante do Batalhão, Cel Saraiva, por autoridades do Estado, e por seus familiares. A tropa veio de Recife após as atividades de desmobilização (exames médicos e psicológicos).
Além de Alagoas, os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte também enviaram militares para compor o Batalhão. O pelotão é formado por trinta homens, sendo um Tenente no comando, um Sargento como adjunto do comando, e mais três Sargentos liderando os Grupos de Combate (GC) composto de Cabos e Soldados.
Esta foi a primeira vez que uma tropa do 59º BIMtz fez parte de uma missão de paz no exterior. A Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) foi iniciada em 01 de junho de 2004. A chamada desmobilização do efetivo será feita até o dia 20 deste mês. A tropa será substituída por integrantes do comando militar do Oeste, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.