Funcred beneficia famílias carentes de Quebrangulo com a criação de tilápia

AssessoriaPescadores são orientados sobre a tilápia

Pescadores são orientados sobre a tilápia

Nove famílias de baixa renda estão sendo beneficiadas com projeto de criação de tilápia na Barragem da Carangueja, em Quebrangulo, financiado com recursos do Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento dos Municípios do Nordeste (IPDN) e a Secretaria de Agricultura do município. Com os recursos repassados pelo Funcred, no valor de R$ 20 mil, foram adquiridos 20 tanques-redes, também chamados de gaiolas, 15 mil alevinos e garantida a capacitação dos beneficiados.

Segundo informou o supervisor do projeto junto ao IPDN, José Roberto Bezerra, o povoamento de alevinos na barragem acontece de forma escalonada. Ou seja, no dia 10 de agosto foram colocados os primeiros 5 mil alevinos. No final deste mês, quando completa o primeiro ciclo, período de 120 dias para o crescimento dos peixes, terá início o primeiro despesque (retirada das tilápias adultas para a comercialização).

A previsão é de que até o mês de janeiro próximo serão retirados 2.500 kg de peixes, que serão vendidos a uma média de R$ 4,00 o quilo, nos mercados e feiras-livres existentes em Quebrangulo e nos municípios vizinhos. Do dinheiro arrecadado uma parte será usada para aquisição de novos alevinos e ração. O restante será dividido entre os integrantes do grupo.

Expansão

Conforme explicou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, além das nove famílias atendidas atualmente, existem cadastradas mais 20, que já foram capacitadas e aguardam a ampliação do projeto com a aquisição de mais tanques-redes para serem incluídas na atividade.

A secretária Genilda Leão e técnicos do Funcred estiveram na Barragem da Carangueja, na última quarta-feira, 6, para conhecer o projeto e ficaram encantados com os resultados. “Essas pessoas estavam excluídas economicamente e, com o apoio do governo do Estado junto com o IPDN, hoje contam com uma atividade geradora de renda para garantir o sustento da família”, avaliou a secretária.

O IPDN é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), voltada para implantação de tecnologias sociais que favoreçam o desenvolvimento sustentável das localidades e a conseqüente melhoria na qualidade de vida do povo nordestino.

A secretária Genilda Leão destacou a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura de Quebrangulo, para viabilizar a execução do Projeto. Ela lembrou que o prefeito Marcelo Malta e o secretário Irajá Brandão providenciaram a ração e a construção de um depósito para armazenamento do produto. Outro parceiro importante, de acordo com Genilda, é o fazendeiro Quéops de Barros Lima, que permitiu a abertura de uma estrada de acesso à barragem e a construção do depósito em suas terras.

Fonte: Valdice Gomes

Veja Mais

Deixe um comentário