Banco do Brasil tem novo presidente

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no início da tarde desta segunda-feira (11) o novo presidente do Banco do Brasil (BB). O atual vice-presidente de varejo e distribuição, Antônio Francisco de Lima Neto, assume interinamente a presidência no lugar de Rossano Maranhão.

Lima Neto tem 41 anos, é funcionário de carreira do banco e disse não ser filiado a nenhum partido político. Rossano, que vai assumir um cargo na iniciativa privada, deixa o cargo ainda esta semana. Ele não precisou a data.

Lima Neto ficará no cargo até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer as nomeações dos integrantes do primeiro escalão do segundo mandato. Mantega não confirmou se Lima Neto será confirmado no cargo ou se a presidência do BB entrará na distribuição de cargos para os aliados.

Mantega participou de reunião com Lula e toda a diretoria executiva do Banco do Brasil para avaliar o desempenho da instituição nos últimos quatro anos. Rossano não quis revelar qual cargo assumirá na iniciativa privada, mas ele terá de cumprir a quarentena de quatro meses, obrigatória a todos os funcionários públicos.

"Cumpri todas as determinações do presidente da República e entendo que cumpri a minha missão no Banco do Brasil de maneira robusta e consistente. Deixo por uma questão pessoal e dever cumprido", disse o o atual presidente ao responder se deixava o cargo por conta do envolvimento de Expedito Velloso, ex-diretor do BB, no escândalo do dossiê.

Biografia

Cearense de Fortaleza, Lima Neto entrou na instituição em 1979 como estagiário. Nos cargos executivos, foi vice-presidente de negócios internacionais e atacado entre 2004 e 2005, foi diretor-gerente do BB Leasing, além de conselheiro da BB Securities Ltd.

O futuro presidente interino da instituição foi superintendente estadual em Tocantins, regional em Belo Horizonte e membro do conselho deliberativo do Sebrae Nacional.

Para o lugar de Lima Neto na vice-presidência de Varejo assume Luiz Bedini, secretário-executivo do conselho diretor do banco.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário