Valorizar as potencialidades e a criatividade de colaboradores e de pacientes vitima de doenças hematológicas, atendidos no Ambulatório 24 Horas do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Com esse objetivo a instituição realiza de hoje até sexta-feira, o III Hemotalentos, evento de integração, focado na motivação de habilidades culturais, gastronômicas e artesanais, onde colaboradores e pacientes exporão e comercializarão suas criações.
O evento, desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos do Hemoal, foi criado há três anos e na sua terceira edição contará com 25 expositores, entre pacientes e funcionários da instituição. Para isso, durante quatro dias, no pátio do órgão, estarão em exposição bijuterias, comidas caseiras e produtos artesanais.
“Uma instituição, seja ela pública ou privada, além do espaço físico e dos equipamentos, é feita, sobretudo, de pessoas, seres que têm necessidades e aspirações. Em todas as empresas, órgãos e repartições públicas as metas sempre são cobradas, mas para que se alcancem os objetivos é necessário contar com profissionais motivados”, salienta a coordenadora do Departamento de Recursos Humanos do Hemoal, psicóloga Sônia Albuquerque.
Exemplo
E além de integrar colaboradores, o Hemotalentos é promovido com o intuito de valorizar a produção dos pacientes atendidos na instituição. Pessoas que são vitimas de anemias, aplasias, hemofilias e que conseguem, mesmo diante do sofrimento da doença, exporem seus dons, afinidades e vocações, a exemplo da dona de casa Márcia Correia, que mesmo em tratamento participara do Hemotalentos 2005.
“O tratamento não tem sido fácil, mas a vida não pode parar e, fazer aquilo que realiza tambem pode ser uma forma de contribuir para minimizar o sofrimento. Uma maneira de mostrar que somos capazes e que temos que ter forca para vencer a doença”, acredita Márcia Correia, uma das pacientes atendidas no Ambulatório 24 Horas do Hemoal.